Bolsas de estudo

Atualizado em 26/02/2021

Confira aqui o PDF da classificação de inscritos de Doutorado e Mestrado. Foi adicionado a informação da edição do EUF utilizado.

Informamos que o documento acima contempla apenas as inscrições consideradas para efeito de concorrência a bolsas de estudos.

Esclarecemos que, devido à pandemia e às mudanças que afetaram sobretudo o modelo de concessão de cotas do CNPq, o Programa de Pós-Graduação em Física tem expectativa de dispor de até 15 bolsas de Doutorado até o mês de maio e 34 bolsas de Mestrado até o mês de julho de 2021. Isso significa dizer que os 15 primeiros colocados da classificação do Doutorado e os 34 primeiros da lista do Mestrado têm direito a uma cota que será atribuída até maio e julho, respectivamente, se tudo correr conforme previsto (se as agências financiadoras não descontinuarem cotas, se os alunos de Mestrado defenderem suas dissertações dentro do prazo e não solicitarem prorrogações de bolsa). Informamos, também, que todos os estudantes listados na classificação foram considerados aprovados para receber uma bolsa de estudos e que, portanto, serão avisados por e-mail da liberação de novas cotas, ou da desistência dos primeiros colocados.

Lembramos, ainda, que alunos de Mestrado do IFUSP precisam efetuar o depósito de suas dissertações até o dia 29/01 ou 08/03, conforme informação enviada por e-mail e atualizada no menu Calendários deste site, se quiserem garantir suas posições na classificação para obtenção de uma bolsa de estudos de Doutorado do CNPq ou da CAPES, respectivamente.

Para agilizar a indicação das bolsas, é interessante que os alunos mantenham sempre seus Currículos Lattes integralmente atualizados, bem como informem à Secretaria seus dados bancários já no ato da matrícula. Conforme consta no menu Calendários, as matrículas dos alunos novos devem ocorrer entre os dias 01 e 05/03/2021, e toda a documentação será recebida exclusivamente por e-mail. Baixe agora o Manual de sobrevivência do(a) aluno(a) de pós para conferir a lista de documentos e já dar uma olhada nos deveres e outras tarefas do(a) aluno(a) para manutenção do curso de pós do IFUSP.

Demais informações serão enviadas a TODOS os inscritos (que concorreram ou não à bolsa) por e-mail e demais dúvidas poderão ser esclarecidas a partir daí.