Minicurso

Entre os dias 16 e 20/04/2018, o IFUSP recebe o Prof. Miles Stoudenmire para a realização do minicurso (PGF5345) Tensor networks and applications. O professor é pesquisador no Flatiron Institute e desenvolvedor da ITensor Library, um diretório online para implementação de cálculos de redes de tensores.
A disciplina vale 2 créditos. Alunos de graduação e de outras instituições podem efetuar matrícula como alunos especiais (clique aqui para ver a documentação).

PGF5345 TENSOR NETWORKS AND APPLICATIONS

Objetivos

O minicurso cobrirá os aspectos básicos dos métodos analíticos e numéricos das redes de tensores e suas aplicações em diversos ramos da física (matéria condensada, informação quântica) e da química (estrutura molecular de proteínas metalorgânicas).

Justificativa

"Redes de tensores" é um tópico de pesquisa extremamente moderno, com ramificações que abrangem desde a física da matéria condensada até a relatividade geral. A complexidade matemática da teoria demanda o uso de ferramentas computacionais para manipular tensores de alta classificação de maneira eficiente. Dentre essas ferramentas, a chefe é a ITensor Library, desenvolvida pelo Dr. Stoudenmire em colaboração com o Prof. Steven White, o inventor da técnica DMRG. DMRG é uma técnica numérica bem conhecida de estudo de sistemas fortemente correlacionado e de diversos aspectos de informação quântica. Este minicurso busca introduzir os estudantes a esses tópicos com palestras e atividades práticas de programação.

Lecture 1: the many-body problem, entanglement and intro to tensor networks.
Lecture 2: solving problems numerically using tensor networks; ITensor; FMRG; interesting applications.
Lecture 3: tensor networks for critical systems and two-dimensional systems; time-dependent and finite temperature DMRG.
Lecture 4: quantum chemistry with DMRG.
Lecture 5: intro to machine learning and machine learning with tensor networks.

Notas de aula do palestrante (estarão disponíveis durante o minicurso)