Docentes

Ana Gonçalves Magalhães
É docente e curadora do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC USP). Possui graduação em História pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP (1992), mestrado em História da Arte e da Cultura pela mesma instituição (1995), e doutorado em História e Crítica da Arte pela Universidade de São Paulo – USP (2000). Atuou como coordenadora editorial da Fundação Bienal de São Paulo entre 2001 e 2008. É membro do Comitê Brasileiro de História da Arte (CBHA) desde 2000. Bolsista Produtividade CNPq 2 (2013-2015). Suas linha de pesquisa são Teoria e Crítica da Arte, com os projetos "Acervo do MAC USP - História e Memória" e "Uma Coleção de Arte Italiana no Brasil", e, História dos Processos Museológicos, Coleções e Acervos, com o projeto "Reavaliação Crítica e Atualização da Catalogação do Acervo do MAC USP".
 
 



Augusto Camara Neiva
Possui graduação (1976), mestrado (1985) e doutorado (1993) em Engenharia Metalúrgica e de Materiais pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Atuou em P/D na COSIPA, no IPEN e no Instituto de Física da USP. Foi gerente industrial da Mextra Metalurgia Extrativa, em Diadema, professor no Curso de Metalurgia da Faculdade de Engenharia Industrial e diretor do curso de engenharia da Universidade Metropolitana de Santos. Fez pós-doutoramento na Universidade de Birmingham, Inglaterra. Atualmente é professor no Departamento de Engenharia Química da Escola Politécnica da USP. Atua também junto ao Núcleo de Economia Solidária da USP. É avaliador de cursos e instituições do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior. Tem experiência na área de diagramas de fases, materiais magnéticos, sinterização de pós, eletroquímica, caracterização microestrutural, pátinas artificiais, espectroscopia de fluorescência de raios X e caracterização de bens culturais.
 
 


Carlos Roberto Appoloni
Possui Bacharelado em Física pela Universidade de São Paulo (1973), Mestrado em Física Nuclear pela Universidade de São Paulo (1976), Doutorado em Física Nuclear pela Universidade de São Paulo (1983)e Pós-Doutorado em Física Nuclear Aplicada pela Universitá di Roma La Sapienza (1993). É docente da Universidade Estadual de Londrina (UEL) desde 1976. Criou e até o momento coordena o Laboratório de Física Nuclear Aplicada desta universidade (www.fisica.uel.br/gfna). Tem experiência na área de Física, com ênfase em Métodos Experimentais e Instrumentação para Física Nuclear e Aplicações com Radioisótopos, atuando principalmente nos seguintes temas: transmissão e espalhamento de raios gama, fluorescência de raios X, espectrometria gama, microtomografia com raios X e espectroscopia Raman. Atua como docente e orientador nos cursos de Mestrado em Física da UEL (desde sua criação em 1996) e Doutorado em Física da UEL (desde sua criação em 2000).
 
 


Fabíola Andréa Silva
Possui graduação em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1988), mestrado em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1992), doutorado em Ciências (Antropologia Social) pela Universidade de São Paulo (2000) e pós-doutorado em Arqueologia pela Universidade de São Paulo (2002). Atualmente é professora e pesquisadora no Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Arqueologia e Antropologia, com ênfase em Etnoarqueologia e Etnologia Indígena, atuando nos seguintes temas: Cultura Material, Formação do Registro Arqueológico, Curadoria de Coleções Etnográficas, Arqueologia em Terra Indígena. Realiza pesquisa Etnográfica e Etnoarqueológica com os Povos Asurini do Xingu, Kayapó-Xikrin, Terena e Kayabi.
 
 
 
 
 

Jessica Fleury Curado

É docente do Centro Universitário da Fundação Educacional Inaciana "Padre Sabóia de Medeiros" (FEI). Possui graduação em Bacharelado em Física pela Universidade de São Paulo (2003), mestrado em Física pela Universidade de São Paulo (2007) e doutorado em Física pela Universidade de São Paulo (2012). Pós-doutorado BAM-Bundesanstalt für Materialforschung und -prüfung (Federal Institute for Materials Research and Testing) (2013). Atualmente pós-doutoranda da Universidade de São Paulo.

http://lattes.cnpq.br/2652321067356086

 

 



Manfredo Harri Tabacniks

Professor Titular junto ao Depto de Física Aplicada da USP, São Paulo. Bacharel em Física (1977), mestre em Física nuclear (1983) e doutor em ciências (1991), pela USP. Pós-Doutorado em ciência de materiais e filmes finos magnéticos realizado no IBM-Almaden Research Center, nos EUA de 1994 a 1996. De 1979-1990 desenvolveu pesquisas em poluição do ar e aerossóis atmosféricos com a instalação do Método PIXE de Análise Elementar no IFUSP. Atualmente Chefe do Departamento de Física Aplicada do Instituto de Física da USP e, Coordenador do LAMFI (Laboratório de Materiais e Feixes Iônicos) desde 1996. Investiga presentemente o uso e efeitos de íons energéticos para análise (PIXE, ERDA, RBS) e modificação de materiais. Em 2008-2009, colaborou com o "Laboratory for Aerosols, Clouds and Optics", LACO, na UMBC-EUA, em estudos experimentais sobre a interação aerossóis e vapor de água.
 
 



Márcia de Almeida Rizzutto
Possui graduação em Bacharelado (1986) e Licenciatura (1997) em Física pela Universidade de São Paulo. Mestrado (1989) e doutorado (1994) em Física Nuclear Básica (Estrutura Nuclear) pela Universidade de São Paulo. Pós-Doutorado em Física Nuclear Aplicada com Aceleradores na Universidade de São Paulo, em Física Nuclear Experimental no Istituto Nazionale de Fisica Nucleare (Sezione di Padova/Itália) e em Arqueometria na Univesidade de Sassari (Itália). Atualmente é professor/doutor da Universidade de Sao Paulo. Atua principalmente na área de Física Nuclear Aplicada com Aceleradores nos temas: Modificações e estudos de polímeros com implantação e feixes iônicos, caracterização de materiais, análise de obras de arte com feixes iônicos, Arqueometria.
 
 



Nemitala Added
Possui graduação em Bacharelado Em Física pela Universidade de São Paulo(1981), mestrado em Física pela Universidade de São Paulo(1987), doutorado em Física pela Universidade de São Paulo(1991) e pós-doutorado pela Argonne National Laboratory(1992). Atualmente é Professor Assistente Doutor da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Física Nuclear. Atuando principalmente nos seguintes temas:correlacao angular, fragmentacao, fusão incompleta, processos dissipativos, decaimento sequencial.
 
 





Patrick C. Ravines
Tornou-se diretor do renomado Departamento de Conservação de Arte da Buffalo State em julho de 2010. Possui mais de 25 anos de experiência como conservador, pesquisador e administrador. Antes de ir para a Buffalo State, participou como curador sênior de projeto e pesquisador na George Eastman House (GEH) do International Museum of Photografy and Film, onde trabalhou com o Museum of Fine Arts de Boston e o Meropolitan Museum of Art de Nova York em um programa colaborativo para o estudo da deterioração de daguerreótipos utilizando técnicas de miscroscopia avançadas.  Antes da participação na GEH, foi companheiro de Andrew W. no Prrograma de Residência Avançada em Conservação Fotográfica em Rochester e, por mais de uma década, chefe do Escritório de Conservação no Bahá’í World Centre em Haifa, Israel. Possui graduações avançadas em Química (University of Wisconsin), Biblioteconomia  e  em Conservação de Bibliotecas e Arquivos (Columbia University).
 
 



Paulo Teixeira Lumatti
Possui graduação em História pela Universidade de São Paulo (1993), doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (2001) e pós-doutorado pelo Instituto de Estudos Brasileiros da USP (2003). Atualmente é Professor Livre-Docente da área de História do IEB-USP, e Professor Visitante no Centre de Recherches Latino-Américaines da Universidade de Poitiers. Tem experiência nas áreas de historiografia, história das idéias, história da cultura e arquivologia, trabalhando principalmente com história do Brasil República, historiografia brasileira, história da cultura popular e literatura de cordel.
 
 




Solange Ferraz de Lima
É bacharel, mestre, doutora e livre docente em História Social pela Universidade de São Paulo, atuante na área de Cultura Material.
Desde 1990 exerce atividades docentes e de curadoria no Museu Paulista da USP, instituição da qual é atualmente vice-diretora.      
É co-autora do livro Fotografia e Cidade: da razão urbana à lógica do consumo (1997) e do livro Tratamento de fotografias (2000).
Atualmente desenvolve a curadoria de materiais iconográficos impressos e pesquisa acerca dos contextos de produção e circulação dos processos fotomecânicos no Brasil e na Europa.