Ensino - Graduação e Pos-graduação

Departamento de Física Nuclear - DFN

Graduação

O Instituto de Física oferece os cursos de graduação  Bacharelado e Licenciatura em Física, baseados em conjuntos de disciplinas sob responsabilidade de todos os seis departamentos do IF.Essa característica interdepartamental das grades curriculares remete à  Comissão de Graduação a atribuição de distribuir as disciplinas entre os docentes, atendendo a opções destes.
Além disso, o IF tem papel importante no oferecimento de disciplinas obrigatórias e optativas para outras unidades da USP. O Departamento de Física Nuclear conta com 32 docentes ativos, o que corresponde a 24% do total de professores do IFUSP.
Esse conjunto de docentes está envolvido, no  primeiro semestre de 2002, em 24 disciplinas oferecidas às seguintes unidades/cursos: Instituto de Física, Instituto de Matemática e Estatística, Faculdade de Farmácia e Bioquímica, Escola Politécnica e Ciências Moleculares. Em média, são ministradas por esses professores 5,2 horas de aula semanais, perfazendo, no total, 20% da carga horária total de disciplinas da graduação do IFUSP.
 Home da Graduação

Pós-Graduação

A formação de pessoal altamente qualificado sempre foi uma atividade importante dentro do Departamento de Física Nuclear (DFN). O DFN conta com cerca de 25 ORIENTADORES nas suas diversas áreas de atuação: física nuclear experimental, dosimetria das radiações e física nuclear aplicada, física teórica e física de altas energias, sendo, em particular, responsável pela formação de uma parcela significativa dos mestres e doutores em atuação no país nas áreas de física nuclear e dosimetria das radiações. Os docentes do DFN orientam atualmente em torno de 40 estudantes de mestrado e doutorado, além de supervisionarem os trabalhos de 25 pós-doutores. Adicionalmente, o DFN é responsável por cerca de nove DISCIPLINAS de pós-graduação, embora nem todas sejam oferecidas todos os anos. Os temas das dissertacões e teses estão ligados ao vigoroso programa de pesquisa desenvolvido pelos docentes do DFN e dão origem a uma parcela significativa da produção científica do Departamento.

Home Pós-Graduação