Ensino - Graduação e Pos-graduação

Departamento de Física Nuclear - DFN
Graduação

O Instituto de Física oferece os cursos de graduação Bacharelado e Licenciatura em Física, baseados em conjuntos de disciplinas sob responsabilidade de todos os seis departamentos do IF.Essa característica interdepartamental das grades curriculares remete à  Comissão de Graduação a atribuição de distribuir as disciplinas entre os docentes, atendendo a opções destes.
Além disso, o IF tem papel importante no oferecimento de disciplinas obrigatórias e optativas para outras unidades da USP. O Departamento de Física Nuclear conta com 32 docentes ativos, o que corresponde a 24% do total de professores do IFUSP.
Esse conjunto de docentes está envolvido, no  primeiro semestre de 2002, em 24 disciplinas oferecidas às seguintes unidades/cursos: Instituto de Física, Instituto de Matemática e Estatística, Faculdade de Farmácia e Bioquímica, Escola Politécnica e Ciências Moleculares. Em média, são ministradas por esses professores 5,2 horas de aula semanais, perfazendo, no total, 20% da carga horária total de disciplinas da graduação do IFUSP.

Pós-Graduação

A formação de pessoal altamente qualificado sempre foi uma atividade importante dentro do Departamento de Física Nuclear (DFN). O DFN conta com cerca de 25 ORIENTADORES nas suas diversas áreas de atuação: física nuclear experimental, dosimetria das radiações e física nuclear aplicada, física teórica e física de altas energias, sendo, em particular, responsável pela formação de uma parcela significativa dos mestres e doutores em atuação no país nas áreas de física nuclear e dosimetria das radiações. Os docentes do DFN orientam atualmente em torno de 40 estudantes de mestrado e doutorado, além de supervisionarem os trabalhos de 25 pós-doutores. Adicionalmente, o DFN é responsável por cerca de nove DISCIPLINAS de pós-graduação, embora nem todas sejam oferecidas todos os anos. Os temas das dissertacões e teses estão ligados ao vigoroso programa de pesquisa desenvolvido pelos docentes do DFN e dão origem a uma parcela significativa da produção científica do Departamento.

Programa de Iniciação Científica

Objetivos
O Programa de Iniciação Científica do Departamento de Física Nuclear do Instituto de Física da USP visa a participação dos alunos matriculados no curso de Física da USP em atividades de pesquisa científica desenvolvidas no Departamento de Física Nuclear. O objetivo do curso de Iniciação Científica é introduzir aos alunos algumas metodologias de pesquisa de física nuclear experimental através do uso de aceleradores de íons. Conceitos iniciais sobre Física Nuclear serão também abordados. O período de atividades será de 4 meses, a partir de março de 2008. Esta iniciativa do Departamento de Física Nuclear é para criar condições para que os alunos participem futuramente de projetos de pesquisa na Áreas de Física Nuclear, com possibilidades de realizarem mestrado e/ou doutorado nesta área, acompanhando atividades e convivendo com procedimentos e metodologias adotadas em pesquisa científica. Pretende-se deste modo oferecer oportunidades de formação na área nuclear e aprimoramento de conhecimentos experimentais nesta área. Os cursos serão ministrados pelos professores do departamento que futuramente poderão selecionar os alunos para participarem dos seus grupos de pesquisa.

Ewa Wanda Cybulska
Márcia de Almeida Rizzutto

Locais
"Seminários" - Sala de Seminários do Edificio Oscar Sala - segunda 18:00 – 19:00