Fotografia de Luz Visível

Fotografia com Luz Visível:

Permite registrar a obra, a paleta cromática e detalhes estilísticos. O sistema utilizado consiste em uma câmera digital de alta resolução com sensor CCD, e filtros acoplados à lente, além de fontes de luz (por exemplo lâmpadas halógenas).
Para reprodução legítima da obra, principalmente o registro e reprodução das cores, utiliza-se uma tabela de cores (ColorChecker) com valores RGB (Red, Green e Blue) conhecidos e programas
de correção de imagens.
As imagens permitem registrar, documentar e digitalizar os objetos estudados

As imagens com fotografia de luz visível são realizadas com câmera digital com sensor CCD, e filtros acoplados à lente, além de sistemas de lâmpadas halógenas e de tungstênio. Permitem registrar, documentar e digitalizar as imagens para catalogação de obras.

Imagem: CAMPOS, P.H.O.V

Aplicação da técnica de luz visível, com a tabela de  cores padrão, na obra produzida pela restauradora Márcia Rizzo em 2009, utilizando pigmentos puros, vernizes e tintas metálicas. Esta obra foi confeccionada para ser utilizada  na Escola Temática Interdisciplinar "Caracterização e Datação de Materiais do Patrimônio Cultural (CADAPAC)", organizada pelo o Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF/MCT) e o Centre de Recherche et de Restauration des Musées de France (C2RMF), no contexto do Ano da França no Brasil. A obra foi preparada com diferentes materiais puros e sobrepostos para permitir diferentes metodologias de análise, simulando as dificuldades de análise de objetos de patrimônio histórico-cultural.

Imagem: CAMPOS, P.H.O.V

Aplicação da técnica de luz visível, com a tabela de checagem de cores, na obra produzida pela restauradora Márcia Rizzo em 2009, utilizando pigmentos puros, vernizes e tintas metálicas, apresentada na Escola Temática Interdisciplinar "Caracterização e Datação de Materiais do Patrimônio Cultural (CADAPAC)", organizada pelo o Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF/MCT) e o Centre de Recherche et de Restauration des Musées de France (C2RMF), no contexto do Ano da França no Brasil. A obra foi produzida com diferentes materiais sobrepostos para permitir diferentes metodologias de análise, simulando as dificuldades de análise de objetos de patrimônio histórico-cultural.