Museus

Criado em 1963 quando se transferiu para os cuidados da Universidade o acervo do antigo Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAMSP). O MAC-USP possui em acervo cerca de 10 mil obras , entre óleos, desenhos, gravuras, esculturas, objetos e trabalhos conceituais de artistas exponenciais, brasileiros e estrangeiros, capazes de ilustrar todos os principais movimentos artísticos dos últimos cem anos.

Criado em 1962, o IEB é um centro de pesquisa multidisciplinar e de documentação sobre a história e cultura brasileira. Seu acervo, composto por 450 mil documentos, 180 mil livros e 8 mil obras de arte ,  tem como objetivo preservar e caracterizar a produção intelectual e artística brasileira.

Criado em 1895 como museu de História Natural e marco representativo da Independência e da História do Brasil e Paulista. O MP-USP foi integrado à Universidade de São Paulo em 1963. Possui um acervo composto por mais de 125.000 unidades, entre objetos, iconografia e documentação textual, do século 17 até meados do século 20, representando um marco significativo para a compreensão da sociedade brasileira, especialmente no que se refere à história paulista.

Criado em 1989 a partir do desmembramento dos setores de arqueologia e etnologia do Museu Paulista, o MAE-USP tem sob sua guarda um acervo composto por aproximadamente 1.500.000 itens, incluindo objetos arqueológicos e etnográficos produzidos em diferentes continentes e em épocas diversas, desde a Europa Paleolítica, com dezenas de milhares de anos de antiguidade, até a produção recente de artefatos dos povos indígenas do Brasil.