Todas Notícias

Pintura icônica do Museu do Ipiranga passa por restauro

Restauro da pintura Independência ou Morte, de Pedro Américo,a teve apoio dos Institutos de Química e Física da USP.

Exposta desde a abertura do Museu do Ipiranga, em 1895, a pintura Independencia ou Morte! passa por um longo processo de restauração conduzido pelo Museu Paulista da Universidade de São Paulo (USP).

Foto: Tiago Queiroz / Estadão

NAP - FAEPAH analisa tintas de Candido Portinari em Batatais, SP

Em 19 de maio de 2014, foi ao ar no Jonal da EPTV 2ª Ediçao de Ribeirão Preto uma matéria na qual são mostrados representantes do NAP -FAEPAH (Núcleo de Apoio à pesquisa de Física Aplicada ao Estudo do Patrimônio Artístico e Histórico) fazendo análise in situ das pigmenções usadas em obras de Candio Portinari.

Confira a reportagem na íntegra no link a seguir:
Link: [Jornal G1]

Iniciação Científica

O Núcleo de Apoio à Pesquisa de Física Aplicada ao Estudo do Patrimônio Artístico e Histórico está com vagas abertas para interessados no estudo de acervos de diferetes museus para entender seus materiais e como se modificaram ao longo do tempo, o que possibilita axiliar na coservação e restauro dessas obras.
O grupo é interdisciplinar e conta com a colaboração de pesquisadores das ciências exatas, conservadores, restauradores, curadores e historiadores da arte.