• IFTEC 2014

Curso IV
Curso IV Curso IV Curso II

• Ementa:

Curso I - Análise de Materiais por métodos atômico-nucleares | Profº Manfredo Tabacniks

Descrição do curso: Descreveremos os fenômenos da física atômica e nucelar que se aplicam na análise de materiais e filmes finos. mostraremos o funcionamento de um acelerador de íons com suas fontes de íons, controles eletro-magnéticos de feixes iônicos (ótica de feixes iônicos). Apresentaremos os processos de excitação coulombiana, de emissão estimulada de raiox X, espalhamento Rutherford, reações atômico-nucleares de baixa energia (~1 MeV/nucleon) utilizadas na análise de materiais. Finalmente apresentaresmo alguns exemplos de trabalhos recentes.

Programa: a.Fontes de Feixes de ions, geração, aceleração e controle de feixes iônicos. b.interação de feixes iônicos com a matéria, perda de energia, espalhamento; radiação de frenamento; excitação coulombiana. c.introdução à análise de materiais com feixes iônicos; Espalhamento Rutherford, Emissão de raios-X induzida por ions, ressonâncias nucleares, ionoluminiscência; d. Instrumentação para análise de materiais; eletrônica de aquisição, detetores de partículas; detetores de fótons. e.Alguns exemplos de análise de feixes iônicos em amostras biológicas, ambientais e de interesse tecnológico e/ou cultural

Curso II - Microscopia de Força Atômica e Tunelamento | Profª Maria Cecília Salvadori

Descrição do curso: A Microscopia de Força Atômica e Tunelamento faz parte de uma família de microscópios denominada Microscopia de Varredura por Sonda ou, em inglês, Scanning Probe Microscopy (SPM). Essa microscopia é extremamente poderosa para caracterização de superfícies em escala micro e nanométrica. O SPM pode ser descrito como uma sonda varrendo a superfície da amostra e registrando ponto a ponto algum tipo de interação entre a sonda e a amostra. Conforme o tipo de interação, a microscopia toma um nome específico, por exemplo, quando a interação consiste em uma passagem da corrente de tunelamento, chamamos de Microscópio de Tunelamento. Neste curso apresentaremos os princípios de funcionamento e exemplos para microscopia de tunelamento, força atômica, força magnética e força elétrica.

Programa: 1.Introdução: SPM (Scanning Probe Microscopy) 2. Microscopia de Tunelamento (STM): princípio de operação, teoria, instrumentação e aplicações 3. Espectroscopia de tunelamento 4. Microscopia de Força Atômica (AFM): princípio de operação, teoria, instrumentação e aplicações, incluindo as três modalidades: 4.1 AFM por contato 4.2 AFM por não contato 4.3 AFM por contato intermitente 5. Microscopia de Força Lateral 6. Microscopia por Modulação de Força 7. Microscopia de Força Magnética 8. Microscopia de Força Elétrica 9. Cantilever: propriedades, escolha, forma da ponta e resolução. 10. SPM como uma ferramenta de análise de superfície. 11. Processamento de imagens: programas disponíveis e artefatos.

Curso III - Métodos de raios X aplicados à análise de materiais | Profª Márcia Fantini

Descrição do curso: O curso tem como objetivo proporcionar ao pesquisador e interessado base teórica e experimental para a análise estrutural de materiais e filmes finos por meio de técnicas de raios X e versará sobre os princípios teóricos e experimentos em Cristalografia, com foco em: Difração de raios X (XRD), Espalhamento de raios X a baixo ângulo (SAXS) e Aplicações com Radiação Síncrotron (XAS: XANES e EXAFS)

Programa: 1.Histórico, propriedades e segurança da radiação X Interação dos raios X com a matéria 2.Geometria do estado cristalino Difração de raios X (XRD) 3.Cálculo das intensidades difratadas 4.Espalhamento dos raios X pela matéria (SAXS) 5.Espectroscopia de absorção de raios X (XAS).

Curso IV - Introdução ao Magnetismo em Nanoestruturas | Profº Antonio Domingues, Daniel Cornejo e Luiz Carlos Nagamine

Descrição do curso: Neste minicurso serão apresentados alguns tópicos de interesse atual dentro do campo do Nanomagnetismo. Explicaremos aspectos básicos do comportamento e dos fenômenos diferenciados mostrados por nanopartículas, nanofios e filmes nanoestruturados com propriedades magnéticas. Apresentaremos as técnicas de preparação mais usuais das nanoestruturas mencionadas, e discutiremos a importância científico-tecnológica dos materiais magnéticos em nanoestruturas e as  aplicações, tanto existentes quanto potenciais, na nanotecnologia. O curso será ministrado pelos Professores Antonio Domingues dos Santos, Daniel R. Cornejo e Luiz Carlos C. M. Nagamine.

Programa: 1.Introdução ao Magnetismo e ao Nanomagnetismo 2.Técnicas de caracterização magnética e de observação de domínios magnéticos 3.Introdução à Espectroscopia Mössbauer 4.Propriedades magnéticas interessantes em Filmes Finos e Multicamadas Magnéticas 5.Estudos em materiais Nanoestruturados