Apresentação

A Comissão de Cultura e Extensão do IFUSP realizou uma ampla reflexão durante o ano de 2013 sobre a sua atuação e atividades. Durante essa reflexão, procuramos identificar onde estão as potencialidades do Instituto em termos de atividades de extensão e planejamos atividades que possam ajudar na concretização desse potencial. Uma das áreas de  atuação identificadas corresponde justamente à aplicações tecnológicas e inovação.

Há diversos grupos de pesquisa no IFUSP que utilizam ou desenvolvem técnicas para serem usadas em suas atividades de pesquisa  que também podem ser aplicadas em empresas e indústrias de base tecnológica, o que ajudaria para a melhoria da sua produtividade.
Podemos citar como exemplo métodos de análise de raios X, análise de materiais com métodos atômico-nucleares, microscopia de força atômica e tunelamento, tecnologia do vácuo e método de Monte Carlo, que são conhecimentos bastante comuns no meio acadêmico mas que podem certamente auxiliar no setor produtivo.

Baseando-se no modelo adotado para o evento USP-Escola, que  corresponde à cursos de atualização voltados para professores do  ensino médio, estamos organizando um evento semelhante, com o mesmo formato e duração (uma semana), porém voltado para profissionais da indústria que possam se beneficiar do conhecimento das técnicas utilizadas pelos docentes do IFUSP nas mais variadas áreas. Os  docentes do IFUSP que participarão do evento são:

Profº Airton Deppman
Profº Antônio Domingues dos Santos
Profª Maria Cecília Salvadori
Profº Giancarlo E. de Souza Brito
Profº Manfredo Tabacniks
Profª Márcia Fantini

• Resultados esperados / Indicadores de acompanhamento

Esperamos ter cerca de 15 alunos por disciplina, totalizando 135 profissionais da indústria. Em um evento como este, a correta divulgação é essencial a fim de se atingir o público-alvo de maneira  efetiva. Portanto, a verba solicitada neste projeto refere-se  essencialmente aos gastos com essa divulgação. Ao final do evento, o  aluno deverá conhecer as técnicas utilizadas no IFUSP e adequá-las à  solução de problemas em seu ambiente de trabalho.

• Público alvo

Trabalhadores de indústrias de alta tecnologia.