Nanomagnetismo e Aplicações
O nanomagnetismo é a área de pesquisa em Física que trata das propriedades magnéticas dos objetos na escala nanoscópica e mesoscópica.
Os materiais magnéticos nanoestruturados são muito estudados devidos suas diferentes propriedades, geralmente, incomuns e suas possíveis aplicações. Materiais magnéticos desempenham um papel importante na tecnologia moderna. Apresentam variadas aplicações, como em motores elétricos, alto-falantes, microfones, registro magnético (memórias, fitas magnéticas, discos rígidos) e até o transporte de drogas que podem ser direcionadas a órgãos ou tecidos específicos do corpo humano.
Tem grandes aplicações em geologia devido nanopartículas magnéticas estarem presentes em muitas rochas, e o alinhamento dos seus momentos magnéticos sob a influência do campo geomagnético permite estudar a evolução do magnetismo terrestre, a datação dessas rochas e informações sobre atividades antrópicas passadas.
Uma das aplicações mais bem sucedida do nanomagnetismo tem sido à gravação magnética, o que levou esta tecnologia a uma evolução vertiginosa nas últimas cinco décadas. Possibilitou o aumento da densidade dos circuitos de chips utilizados em aparelhos eletrônicos e aumento da densidade de gravação magnética nos discos rígidos. Nanopartículas magnéticas ocorrem também nos seres vivos na forma de nanocristais de magnetita, Fe3O4, presentes em bactérias conhecidas como bactérias magnetotáticas.
Na medicina, nanopartículas magnéticas contidas em um fluido magnético ou incorporadas em lipossomos têm recebido atenção especial porque podem ser guiadas ou localizadas em um alvo específico por campos magnéticos externos. Esta localização em um sítio preferencial por gradientes de campos magnéticos sugeriu que magnetolipossomos e fluidos magnéticos, entre outros sistemas magnéticos, se tornassem efetivos carreadores de drogas com especificidade de sítio para a liberação controlada de agentes quimioterápicos. Mas as aplicações biomédicas potenciais dos sistemas magnéticos superam a atividade de carreadores de drogas, sendo usados também como agentes de contraste em imagens de ressonância magnética nuclear, na separação magnética de células ou moléculas biológicas variadas, em marcadores para células alvo, e na terapêutica do câncer por magnetohipertermia.
Aprenda mais sobre estes conceitos e aplicações práticas se Inscrevendo no Curso de Introdução ao Magnetismo em Nanoestruturas (Curso IV) do IFTEC 2014 [link]