Aplicações da Caraterização de Materiais

Análise ou Caracterização de materiais, refere-se ao processo amplo e geral, através da qual a estrutura e as propriedades de um material são sondadas e medidas. É um processo fundamental no campo da ciência dos materiais, sem a qual nenhuma compreensão científica dos materiais usados em engenharia poderiam ser verificadas. O alcance da expressão, muitas vezes difere; algumas definições limitar o uso do termo para técnicas que estudam a estrutura microscópica e as propriedades dos materiais, enquanto outros usam o termo para se referir a qualquer processo de análise de materiais, incluindo técnicas macroscópicas, tais como: ensaios mecânicos, análise térmica e cálculo da densidade. A escala das estruturas observadas na caracterização de materiais varia de angstroms, como na ligações químicas e atômicas a até centímetros, como na análise de estruturas de grãos grosseiros, em metais.

Embora muitas técnicas de caracterização têm sido praticada há séculos, como a microscopia óptica básica, novas técnicas e metodologias surgem constantemente. Em particular, o advento da microscopia eletrônica e espectrometria de massa de íons secundários no século 20 revolucionou o campo, permitindo que a imagem e análise de estruturas e composições em escala muito menor do que era possível anteriormente, levando a um grande aumento no nível de compreensão a respeito de porque diferentes materiais apresentam diferentes propriedades e comportamentos. Mais recentemente, microscopia de força atômica aumentou ainda mais a resolução máxima possível para a análise de certas amostras nos últimos 30 anos.

 

Aprenda mais sobre estes conceitos e aplicações práticas se Inscrevendo no Curso de Análise de Materiais por métodos atômico-nucleares (Curso I) do IFTEC 2014 [link]