Colóquio do IFUSP com a Profa. Ivone Albuquerque

A busca por matéria escura: desafios e perspectivas.

Palestrante: Profa. Dra. Ivone F. M. Albuquerque - IFUSP

Data: quinta-feira, 30 Agosto, 2018 - 16:00

Local: Auditório Abrahão de Moraes - IFUSP

RESUMO DA PALESTRA:

Neste colóquio será feita uma breve descrição das evidências de matéria escura, de alguns candidatos à sua composição e sua conexão com a física de partículas. Seguir-se-á a descrição da detecção direta e indireta, concentrando em alguns dos trabalhos realizados no IFUSP, incluindo a participação no experimento DarkSide. No final, a palestrante mencionará as perspectivas na busca por matéria escura.

INFORMAÇÕES SOBRE A PALESTRANTE:

A área de pesquisa da Profa. Ivone Freire é a de matéria escura, neutrinos e raios cósmicos de altas energias. Realizou seu bacharelado no IFUSP; no seu doutorado, participou de um experimento no Fermilab, obtendo o título pelo IFUSP. Realizou pós-doutorado na Rutgers University e na  Universidade de Chicago. Foi "Research Associate" no Fermilab e "Assistant Research Physicist" na Universidade da California - Berkeley, onde trabalhou com o prêmio nobel George Smoot. Atualmente é professora associada no IFUSP.

MAIS INFORMAÇÕES:

ENTRADA FRANCA