Colóquio do IFUSP com a Profa. Márcia Rizzutto

Data do Evento:
22/03/2018 - 16:00 até 18:00

COLÓQUIOS DO IFUSP 2018

"VER O INVISÍVEL: A FISICA E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A ARQUEOLOGIA E PARA O ESTUDO DO PATRIMÔNIO"

Profa. Dra. MARCIA DE ALMEIDA RIZZUTTO (IFUSP)

Quinta, 22 de março de 2018, 16h.

Local: Auditório Abrahão de Moraes

ENTRADA FRANCA

A Física aplicada possui uma interface muito grande com diferentes áreas do conhecimento e neste sentido o Núcleo de Pesquisas de Física Aplicada ao Patrimônio (NAP-FAEPAH) tem trabalhado ativamente com grupos de pesquisadores de diversos museus da USP e do Estado de São Paulo. Um interessante exemplo foi a pesquisa arqueológica histórica, com vários estudos físico-químicos, realizada nos restos mortais do Imperador D. Pedro I e de suas duas esposas, D. Leopoldina e D. Amélia. Em 1972, durante as comemorações do 150º aniversário da Independência, seus restos mortais foram transferidos para a Capela Imperial no Monumento do Ipiranga instalada na cidade de São Paulo, onde se encontram até os dias atuais e que nunca haviam sido explorados. Outros exemplos se estendem a estudos de material cerâmico, pinturas de cavalete, manuscritos, etc. todos em parceria com Arqueólogos, Historiadores, Químicos, Geólogos, Paleontólogos, Conservadores e Restauradores. Neste colóquio, mostraremos como a Física atômica-nuclear permite compreender melhor a nossa história a partir de estudos que somente são possíveis devido ao nosso profundo conhecimento do átomo e do núcleo atômico e às técnicas desenvolvidas para estudá-lo.

A Profa. Dra. MARCIA DE ALMEIDA RIZZUTTO é docente do Departamento de Física Nuclear do IFUSP, coordena o Núcleo de Pesquisas de Física Aplicada ao Patrimônio (NAP-FAEPAH) e trabalha ativamente no tema Arqueometria, no estudo e caracterização de objetos de arte e do patrimônio cultural, utilizando técnicas não destrutivas com Feixes Iônicos, Fluorescência de Raios X, Raman, Infravermelho e Imageamento. Também desenvolve projeto de pesquisa com os Museus da Universidade de São Paulo e Museus de São Paulo como Pinacoteca, FAAP, etc.

Transmissão Via IPTV – www.iptv.usp.br

Data de Término: