Colóquio do MAP com o Prof. Jorge Sotomayor (IME-USP)

Data do Evento:
13/04/2018 - 16:00 até 17:00

Colóquio do MAP

Título: "A Teoria Qualitativa das Equações Diferenciais e a Estabilidade Estrutural no Brasil: Gênese e Perspectivas".

Palestrante: Jorge Sotomayor - IME/USP

DATA: 13.04.2018  (sexta-feira)

HORÁRIO: das 16:00 às 17:00 horas

LOCAL: Auditório Antonio Gilioli - Sala 247/262 - Bloco A, IME-USP
Café às 15h30, na sala 265 A (Chefia do MAP)

Resumo: Abordaremos os seguintes assuntos:

A. Do Trabalho de Henri Poincaré (França, circa 1881) até o de Mauricio Peixoto (Brasil, 1955-71), passando pelas contribuições de Alexander Andronov, Lev Pontrjagine Evgenia Leontovich (Rússia, 1935 - 55), com breve interlúdio nos EUA com Solomon Lefschetz (circa 1950).
A1. Poincaré: da Mecânica Celeste e a Estabilidade do Sistema Solar às Equações Diferencias (EDO) no Plano e os seus retratos de fase (nome emprestado dos “espaços de fase” da Física).
A2. A Teorização Matemática na escola de Andronov na Rússia, no âmbito das EDO, dos elementos essenciais indissociáveis e complementares: Estabilidade Estrutural (Robustez) e Bifurcações (Fragilidade).
A3. O trabalho de difusão de Lefschetz: livros e abordagem em seu entorno dos trabalhos em A2.
A4. Ideias novas e contribuições de Peixoto, assimilando e estendendo parcialmente A1 e A2.
B. O Seminário de Peixoto no IMPA em Rio de Janeiro, 1962-4. Marco de referência histórico: ponto de partida para os estudos avançados em SD no Brasil.
B1. Os trabalhos no IMPA realizados no Seminário de Peixoto.
C. A repercussão do Trabalho de Peixoto no Brasil e no Exterior.

Transmissão online:

Data de Término: