Colóquio MAP com o Prof. Luiz Bevilacqua (UFRJ)

Data do Evento:
21/09/2018 - 14:00 até 15:00

COLÓQUIO MAP

“S3R3 - Resposta ao convite de Einstein. Uma Bela Equação de Difusão”

Professor Luiz Bevilacqua , Universidade Federal do Rio de Janeiro

Dia: 21 de setembro, sexta-feira, das 14h. às 15h.

Local: Auditório Antonio Gilioli - Sala 247/262 - Bloco A, IME-USP. Café às 15h00, na sala 265 A (Chefia do MAP).

Resumo da palestra: A última frase de Einstein, no seu famoso trabalho publicado nos “Annalen der Physik” em 1905 sobre o movimento de partículas suspensas em um fluido em repouso, convida pesquisadores a se pronunciarem sobre as questões importantes que ele propõe no texto. Pois é, embora um pouco atrasado, peço licença para me juntar aos que já se manifestaram para acrescentar mais uma resposta ao desafio de Einstein. De fato, se é admitida a coexistência de microssistemas e por conseguinte de microestados encapsulados, é necessário admitir-se a diferenciação no movimento das partículas. Sendo assim, qual a equação que rege esse conjunto? Nessa apresentação espero poder contribuir para a resposta que fica resumida em uma bela equação. Como não tenho comprovação experimental, respondo antecipadamente aos que justamente irão cobrá-la: “Se non è vero è ben trovato”.

Transmissão online: http://www.ime.usp.br/comunicacao/eventos/cat.listevents/

Data de Término: