Complexidade: Convite à Ciência, 2021

Data do Evento:
15/12/2021 - 18:00

Complexidade: Convite à Ciência, 2021  | Convite à Física

Palestrante: Prof. Nestor Caticha (IFUSP)

Data e Local: 15/12, quarta-feira, 18h. Via ZOOM YouTube. Reunião 960-5163-0807.

Resumo

A dificuldade de aplicar as técnicas da física Newtoniana para sistemas com muitas partículas levou à introdução de ideias probabilísticas e à  Mecânica Estatística no século XIX. A grande conquista no século XX foi entender as transições entre diferentes estados da matéria e a emergência de propriedades coletivas  a partir das interações, tipicamente uniformes, entre partículas. Experimentos no final do século XX levaram a considerar interações atrativas e repulsivas competindo no mesmo sistema, a múltiplas escalas de tempo e à necessidade de novas técnicas matemáticas. Discutiremos porque estes são chamados sistemas complexos. Estas técnicas permitiram estender ideias de modelagem para outras áreas da ciência, tais como sistemas neurais, economia, sistemas sociais, sistema imunológico, entre outros, que podem ser complementados ao ser estudados com métodos da Física. Giorgio Parisi, que recebeu o Prêmio Nobel em 2021 por sua contribuição ao estudo de sistemas complexos, é um dos nomes que será lembrado pela história, ao usar a linguagem matemática sugerida pelo seu conterrâneo Galileu neste processo de estudar o livro da natureza. Após descrever superficialmente suas contribuições, deixarei como convite alguns problemas para os estudantes.

Sobre o palestrante: Nestor Caticha é Professor Titular do Instituto de Física USP. Seus interesses estão na área de Inferência e Mecânica Estatística aplicada a Sistemas de Processamento de Informação, inferência entrópica e Bayesiana; dinâmica de aprendizagem em redes neurais realistas e artificiais; modelagem de sistemas sensoriais primários; métodos de analise de dados em bioinformática, entre outros. Atualmente, coordena Núcleo de Apoio à Pesquisa dedicado ao estudo de sistemas de processamento de informação.

Data de Término:
15/12/2021 - 19:00