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Conhecimento Funcional de Natureza da Ciência

Data do Evento: 
27/10/2020 - 16:00

Conhecimento Funcional de Natureza da Ciência

Palestrante: Profa. Paula Cristina Cardoso Mendonça (UFOP)

Data e Local: 27/10, 3ª feira, 16h. Evento via YouTube.


Resumo

O contexto da pandemia do novo coronavírus tem explicitado posições conflitantes sobre a ciência: cientificista e negacionista. Ambas refletem visões pouco esclarecidas sobre o empreendimento científico, tais como a não compreensão da existência de posições divergentes na ciência e o caráter provisório do conhecimento científico. Considerando a ênfase histórica do ensino de ciências na esfera conceitual em detrimento aos conhecimentos epistêmicos e as práticas sociais da ciência, julgamos que uma das consequências têm sido o fato de a população, de modo geral, aceitar de modo acrítico proposições de determinadas figuras de autoridade que não são justificadas de forma racional e baseada em evidência. Dentre os vários fatores que contribuem para que o cidadão possa agir de modo mais crítico frente às notícias e informações disponíveis nas diferentes mídias, apresentamos uma proposta de análise da confiabilidade das práticas e afirmativas científicas. Partimos da abordagem ciência integral, do pesquisador Douglas Allchin, e elucidamos os critérios que podem ser utilizados para avaliar como o conhecimento sobre ciência (Natureza da Ciência, NdC) torna-se funcional (em oposição a declarativo) na análise esclarecida de casos. Como implicação para o ensino de ciências, defendemos que a participação dos sujeitos em práticas sociais da ciência oportunizam a reflexão sobre os processos de elaboração, comunicação, avaliação e legitimação do conhecimento, de modo a fornecer elementos para responder questões sobre assuntos controversos e com relações com a ciência: em quem e o no que confiar? como avaliar as informações quando há discordâncias? como avaliar a confiabilidade das informações? que tipos de informações justificam uma mudança de consenso científico? Nesse sentido, um conhecimento mais amplo de NdC envolve compreender os processos os e os aspectos epistêmicos envolvidos na legitimação social dos produtos científicos. 

Sobre o evento

Seminário de Ensino promovido pelo Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências.


 

Data de Término: 
27/10/2020 - 18:00

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