Correlações entre o crescimento lei de potência da COVID-19 em quatro continentes e a ineficiência das estratégias suaves de quarentena

Data do Evento:
19/08/2020 - 14:00

Palestrante: Prof. Marcus Beims (UFPR)

Data e Local: 19/08, 4ª feira, 14h. Seminário via ZOOM. Reunião 233-911-469. Link direto: zoom.us/j/233911469

Resumo

Neste trabalho, analisamos o crescimento do número acumulado de casos infectados confirmados pelo novo coronavírus (COVID-19) até 27 de março de 2020, de países da Ásia, Europa, América do Norte e América do Sul. Nossos resultados mostram que (i) o crescimento da Lei de Potência é observado em todos os países; (ii) usando a correlação de distâncias, as curvas Lei de Potência entre países são estatisticamente correlacionadas, sugerindo a universalidade de tais curvas em todo o mundo; e (iii) estratégias de quarentena brandas são ineficientes para nivelar as curvas de crescimento. Mostramos que, além do distanciamento social dos indivíduos, de relevância bem conhecida, a estratégia de identificar e isolar indivíduos infectados em uma grande taxa diária pode ajudar a achatar as Leis de Potência. Essas medidas são agressivas e devem ser aplicadas o mais rápido possível.

Sobre o evento

Seminário do Grupo de Física Estatística do Departamento de Física Geral do IFUSP. Para mais informações, entre em contato através do endereço secfge@if.usp.br.

Data de Término:
19/08/2020 - 15:00