Divulgação Científica e Comunicação Pública da Ciência

Data do Evento:
13/04/2021 - 16:00

Divulgação Científica e Comunicação Pública da Ciência

Palestrante: Profa. Ana Maria Navas Iannini (Universidade de Los Andes)

Data e Local: 13/04, 3ª feira, 16h. Via Youtube.

Resumo

Desde uma perspectiva crítica, este seminário abordará os temas de divulgação científica e comunicação pública da ciência. Nesse contexto, serão explorados modelos teóricos usados para descrever e analisar as relações entre ciência e sociedade em diferentes contextos e espaços (por exemplo, museus e centros de ciência). Tomando como base os modelos de comunicação da ciência comumente referidos na literatura como déficit, diálogo e participação, será proposta discussão ao redor do modelo de dissenso/conflito e ação, que se relaciona ao potencial de gerar e abordar controvérsia e desconforto (produtivo) como parte dos processos de divulgação científica. Na parte final do seminário serão apresentados exemplos de pesquisas desenvolvidas nesta área, com um foco específico em museus de ciências. Essas pesquisas serão apresentadas com o objetivo de ilustrar mudanças de paradigma em termos de comunicação, formas de representar a ciência, e padrões de comunicação/engajamento junto ao público.

Sobre o evento

Seminário de Ensino promovido pelo Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências.

Data de Término:
13/04/2021 - 18:00