Interferência: o fenômeno que tece a estrutura do espaço-tempo | Física para Todos

Data do Evento:
02/10/2021 - 10:30

Palestrante: Prof. Sergio Morelhão (IFUSP)

Data e Local: 02/10, sábado, 10h30. Via ZOOM e YouTube. Reunião 945-0111-3876.

Resumo

Nesta palestra abordaremos o fenômeno de interferência de ondas eletromagnéticas e ondas de partículas materiais (elétrons). Dentre as mais importantes aplicações desse fenômeno está o estudo da estrutura atômica dos materiais. Investimentos em fontes avançadas de luz síncrotron, como o SIRIUS, buscam aprofundar o conhecimento em áreas biológicas e tecnológicas de como a estrutura em escala nanométrica dita as propriedades macroscópicas dos sistemas físicos. Aqui fazemos uma breve descrição de alguns dos métodos empregados nessa busca pelo conhecimento. Embora a interferência entre partículas materiais seja bem conhecida e também explorada como método de análise estrutural, exite uma questão fundamental ainda em aberto. Por que a natureza é composta de partículas que exibem interferência?

Sobre o evento

O Física para Todos é um evento aberto ao público que traz diversos tema científicos para discussão com o objetivo de aguçar a curiosidade dos participantes.

Data de Término:
02/10/2021 - 12:30