Pode a educação em ciências contribuir para a justiça social? Entre colonialidades e pedagogias decoloniais
Palestrante: Profa. Suzani Cassiani (UFSC)
Data e Local: 10/11, 3ª feira, 16h. Via YouTube.
Resumo
Em oposição a narrativas ocidentalizadas sobre ciência e objetividade, responsável pela subalternização de povos pelo mecanismo da colonialidade do saber, discutimos possibilidades de olhar para a produção dos conhecimentos científicos considerando contextos e conhecimentos desde outros sujeitos do conhecimento. Utilizamos a interseccionalidade para aprofundar discussões trazidas de dentro das ciências pelas epistemologias feministas, em um movimento de revelar a potência epistemológica presente nas ações de sujeitas atravessadas por marcadores sociais, como classe e raça. Pretendemos compreender como essas questões de base podem contribuir com anúncios para a discussão epistemológica, na Educação em ciências que seja antirracista, antissexista e antihomofóbica em acordo com os pressupostos da justiça social.
Sobre o evento
Seminário de Ensino promovido pelo Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências.