Acesso Rápido: Docentes | Alunos | Funcionários | Visitantes

Por que Somos Bípedes Nus? As Evidências que a Física Fornece - Física para Todos_ONLINE

Data do Evento: 
16/05/2020 - 10:30

Palestrante: Profª. Lia Queiroz do Amaral 

16/05, sábado, 10h30. ONLINE pela plataforma ZOOM. Sala virtual: https://zoom.us/j/98149870833. A sala estará disponível a partir das 09h30. São 300 vagas para participação ao vivo. A gravação será disponibilizada aqui na semana seguinte ao evento.

A origem da espécie humana é tema de interesse universal, envolvendo crenças, mitos e religiões e também conhecimento acadêmico sofisticado e detalhado, mas que ainda não nos levou a uma visão abrangente da Evolução Humana. Do ponto de vista biológico a espécie humana pode ser classificada como “primata bípede pelado”, ou seja, nossa pele, pelos e nossa forma de locomoção são as características biológicas que nos diferenciam dos demais primatas. O andar bípede pode ser reconhecido nos fósseis, mas as alterações na pele e pelos não deixam registros fósseis, e os motivos que levaram a essas características biológicas são controversos. 

Apresentamos uma proposta inovadora para a evolução biológica inicial, que nos separou dos demais primatas, focalizando a pele humana e o andar bípede. Todos os primatas de nossa linha evolutiva carregam suas crias agarradas aos pelos do corpo da mãe, e a análise das propriedades físicas dos pelos mostra que a sua redução traz a locomoção bípede como consequência direta, diante da necessidade de carregar as crias nos braços. Uma analise detalhada leva a uma melhor compreensão da transição que explica corpo, mente e estrutura social dos Humanos.

Data de Término: 
16/05/2020 - 12:30

Desenvolvido por IFUSP