Potencialidades e complexidades do diálogo de sala de aula

Data do Evento:
08/09/2020 - 16:00

Potencialidades e complexidades do diálogo de sala de aula

Palestrante: Leonardo Lago (Universidade de Cambridge)

Data e Local: 08/09, 3ª feira, 16h. Evento on-line.

Resumo

Neste seminário abordaremos a tradição de pesquisa em educação conhecida como diálogo de sala de aula ou ensino dialógico, dando ênfase principalmente aos estudos empíricos que relacionam as interações discursivas com o aprendizado dos estudantes. Serão apresentados e discutidos estudos intervencionistas que desenvolvem as habilidades discursivas tanto de professores e estudantes, seja durante o trabalho em grupo ou durante a discussão em plenária. Um consenso dessa área de pesquisa é que existem formas de dialogar mais produtivas do que outras do ponto de vista acadêmico, isto é, que desenvolvem o raciocínio e a apreensão dos significados contidos no conhecimento. Exploraremos também alguns elementos dos programas de formação de professores que estes estudos dizem ser relevantes e efetivos. Por fim, apresentaremos alguns dados de nossa pesquisa conduzida em duas escolas públicas cujo objetivo era explorar algumas dimensões dialógicas da sala de aula.

Sobre o evento

Seminário de Ensino promovido pelo Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências. O link da transmissão será disponibilizado no site da CPGI

Data de Término:
08/09/2020 - 18:00