Seminário de Ensino com a pesquisadora Naomi Towata

Data do Evento:
21/08/2018 - 16:00 até 18:00

Seminário de Ensino

“Percepção Ambiental, Ensino por Investigação e Pibid?”

Palestrante: Naomi Towata (Doutoranda em Ciências Biológicas)

Dia: 21 de agosto, terça-feira, às 16h.

Local: Auditório Adma Jafet, IFUSP.

Resumo da palestra:

A Percepção Ambiental (PA) pode nos ajudar no entendimento de como alguém vê e se relaciona com o meio ambiente. Acreditamos que a PA do professor esteja presente em suas aulas, influenciando na PA de seus estudantes. Ao acompanharmos um ano de interação de um subgrupo do Pibid no Instituto de Biociências da USP. Durante o Pibid o subgrupo teve que elaborar uma sequência com os temas ambientes marinhos e costeiros sob a abordagem do Ensino por Investigação. Ao elaborarem e aplicarem tal sequência nós pudemos investigar a sua PA, a concepção de meio ambiente presente na sequência, sua concepção de Ensino por Investigação e se a sequência elaborada era investigativa, assim como a sua aplicação em sala de aula. A PA dos licenciandos se encontra na categoria Preservação(+) Utilização(-) do Modelo de Valores Ecológicos de Wiseman e Borgner (2003). Para a concepção de Ensino por Investigação os licenciandos destacam seus múltiplos objetivos e que essa abordagem possui vantagens e desvantagens. Encontramos somente a presença da concepção Naturalista Reducionista nos planos e roteiros de aula e durante a aplicação da sequência. Quanto à questão investigativa utilizamos o ciclo investigativo apresentado por Pedaste et al (2015) para a análise da sequência. Os resultados mostram que os planos de aula e roteiros apresentem as cinco fases do ciclo investigativo. Entretanto notamos uma discrepância entre as fases e subfases previstas nos planos de aula e roteiro durante a aplicação da sequência.

Data de Término:
21/08/2018 - 16:00