Seminário de Ensino com a Profa. Cássia Sofiato (FE-USP)

Data do Evento:
09/10/2018 - 16:00 até 18:00

Seminário de Ensino

“O ensino de Ciências para surdos no século XIX”

Profa. Dra. Cássia Geciauskas Sofiato (FE-USP)

Dia: 09 de outubro, terça-feira, às 16h.

Local: Auditório Adma Jafet, IFUSP.

Resumo da apresentação:

A educação de surdos no Brasil teve início no século XIX no Brasil no Imperial Instituto de Surdos-Mudos, no Rio de Janeiro, em 1857. O Imperial Instituto de Surdos-Mudos foi fundado por D. Pedro II, por meio da solicitação de E. Huet, professor surdo francês (Rocha, 2007). No Imperial Instituto de Surdos-Mudos o currículo para alunos surdos apresentava, a partir de 1856, várias disciplinas e o ensino de sciencias naturaes também acontecia por meio de atividades que envolviam a experiência. O objetivo desse estudo é apresentar como era desenvolvido o ensino de Ciências para surdos na segunda metade do século XIX (de 1856 a 1889), com base no método intuitivo, no Imperial Instituto de Surdos-Mudos. O estudo tem abordagem qualitativa e é do tipo documental. As fontes documentais utilizadas foram primárias, tais como: relatórios dos diretores do Imperial Instituto dos Surdos-Mudos, dos Ministros e Secretários dos Negócios do Império, Coleção de Leis do Império, entre outros. Com base nos estudos desenvolvidos percebemos que o ensino de Ciências para alunos surdos acontecia de forma transversal, isto é, por meio do desenvolvimento de uma série de atividades, a saber: experiências sensoriais no museu que foi criado no Instituto, trabalho na oficina de horticultura destinado a alunos surdos, etc. O que chama a atenção é que no período observado a disciplina de Sciencias Naturaes não fazia parte do currículo prescrito para os alunos surdos e em contrapartida aparecia no currículo de outros colégios na mesma época (colégios para ouvintes e para cegos).

Bibliografia:

ALMANAK LAEMMERT (1844-1889) In: Center for research libraries: global resources network. Disponível em http://www.crl.edu/brazil/almanak. Acesso em 13 de fev. 2011.

ROCHA, Solange. O INES e a educação de surdos no Brasil: aspectos da trajetória do Instituto Nacional de Educação de Surdos em seu percurso de 150 anos. Rio de Janeiro: INES, 2007.

SCHUELER, Alessandra F. Martinez de. Crianças e escolas na passagem do Império para a República. Revista Brasileira de História. São Paulo, vol.19 n.37, n.p. 1999.

Data de Término:
09/10/2018 - 16:00