Seminário de Ensino com a Profa. Graciella Watanabe (UFABC)

Data do Evento:
10/04/2018 - 16:00 até 18:00

Seminário de Ensino

“A divulgação científica produzida no campo científico: práticas e julgamento social”

Profa. Dra. Graciella Watanabe (UFABC)

Dia: 10 de abril, terça-feira, às 16h.

Local: Auditório Adma Jafet, IFUSP.

Resumo da palestra:

Cientistas fazem divulgação científica como parte de seu trabalho com o intuito de promover a aproximação da ciência ao público (leigo?). Diferentes ações práticas desses agentes sociais buscam construir uma imagem da ciência fora do mundo científico que busca traçar um movimento de “(des)entronização” da ciência diante da sociedade. Contudo, fazer divulgação científica ainda é um instrumento controverso no campo científico instigando diferentes opiniões dos cientistas acerca de sua relevância. Nesse seminário, pretendemos abordar como físicos de partículas que atuam em atividades de divulgação no laboratório LHCCERN percebem suas posições (frágeis?) diante dos pesquisadores mais bem estabelecidos na estrutura do campo científico. Em especial, busca trazer um perfil sobre os desafios que esses pesquisadores brasileiros e europeus encontram ao encarar tal prática e como o julgamento social de seu campo de atuação influenciam as maneiras como esses sujeitos engajam-se, engajam seus alunos de pós-graduação e, ao mesmo tempo, lutam pela manutenção ou ascensão nas posições de poder (autoridade científica) no laboratório. Nesse contexto, será abordada a sociologia da ciência de Pierre Bourdieu como instrumento de desvelamento da arena social científica e as práticas que dela emergem no ato de divulgar ciência. Finaliza-se com uma reflexão acerca de tais impactos na área educacional e suas dimensões estruturantes no mundo externo ao campo científico que podem desencadear reflexos na desigualdade social.

Data de Término:
10/04/2018 - 16:00