Seminário de Ensino com a Profa. Marcia Saito (PIEC-USP)

Data do Evento:
30/10/2018 - 16:00 até 18:00

Seminário de Ensino

“A gênese e o desenvolvimento da relação entre Física Quântica e misticismo e suas contribuições para o Ensino de Ciências”

Profa. Marcia Saito, doutoranda do PIEC-USP

Dia 30 de outubro, terça-feira, às 16h.

Local: Auditório Adma Jafet, IFUSP.

RESUMO DA PALESTRA:

“A Alfabetização Científica é uma perspectiva de reconhecida importância no Ensino de Ciências. No entanto, nota-se que muitas das justificativas em seu favor se baseiam na necessidade de aquisição de um corpo fechado de conhecimento, que, uma vez adquirido, se manteria intacto no indivíduo, com a mesma significação de origem. A partir da identificação dessa problemática, podemos destacar os diferentes usos e interpretações da Física Quântica (FQ) que vêm sido feitos nas últimas décadas em meios não-científicos, culminando no fenômeno cultural denominado misticismo quântico. Trata-se de um exemplo concreto de um conhecimento científico, que foi apropriado e adquiriu novos usos e interpretações, ao circular no meio sociocultural. Esses usos e interpretações, em geral, são considerados inapropriados, por cientistas e educadores de ciências, porém pouco se sabe sobre o seu processo de formação e consolidação. Neste seminário, será apresentada uma investigação sobre a gênese e o desenvolvimento da relação entre a FQ e o misticismo, a qual tomou como referencial teórico a epistemologia de Ludwik Fleck, acerca da circulação do conhecimento. Observa-se que boa parte do processo de formação dessa relação se deveu a debates e discordâncias dentro do próprio coletivo de pensamento dos pesquisadores em FQ, inserido em um contexto histórico-social específico. Serão discutidas também algumas contribuições desse estudo para o Ensino de Ciências. Parte desse estudo foi feito em um estágio no exterior (doutorado sanduíche) na Universidade de Paris VII – Denis Diderot, na França. Também serão abordados alguns aspectos dessa experiência."

Data de Término:
30/10/2018 - 16:00