Seminário do DFMT, com o Prof. Marcelo Nalin

11/04/2019 - 14:00 até 17:00

Seminário do Departamento de Física dos Materiais e Mecânica

"Vidros Magnéticos"

Prof. Dr. Marcelo Nalin (LaViE - Laboratório de Vidros Especiais - Instituto de Química - UNESP, Araraquara, SP)

Data: 11 de abril de 2019 (quinta-feira) - Horário: às 14h

Local: Sala de Reuniões do Edifício Mario Schenberg

RESUMO DA PALESTRA:

Nos últimos anos nosso grupo vem se empenhando em estudar novas composições vítreas contendo altas concentrações de íons paramagnéticos  (metais de transição e íons terras raras), bem como a incorporação de nanopartículas magnéticas em matrizes vítreas [1].
Vidros com propriedades magnéticas possuem aplicações em dispositivos magneto ópticos e em nosso caso, temos o interesse em especial de desenvolver dispositivos com alta constante de Verdet, para serem usados como sensores de campos magnéticos ou isoladores ópticos. Atualmente, estamos trabalhando com duas frentes de estudos. A primeira está relacionada com o estudo de diferentes matrizes vítreas e a segunda, na preparação de fibras ópticas utilizando tais materiais.
Vidros magneto-ópticos são conhecidos por décadas, entretanto nosso grupo observou uma propriedade diferente nestes materiais. Observamos que vidros, completamente amorfos, podem se comportar como materiais “ferromagnéticos” (na verdade, com paramagnetismo muito forte). Tal  comportamento nunca foi relatado na literatura para vidros e, atualmente estamos trabalhando para explicar tal fenômeno e explorar todas as possibilidades de novas aplicações.
Uma das nossas linhas de interesse é estudar a interação de lasers de femtosegundos com estes vidros com intuito de manipular as propriedades magneto-ópticas.
Neste seminário apresentarei os nossos resultados mais recentes de vidros contendo íons paramagnéticos e vidros contendo nanopartículas magnéticas.

[1] J.R. Orives, W.R. Viali, S. H. Santagneli, C.R.M. Afonso, M.H. Carvalho, A. J. A. de Oliveira, M. Nalin, Phosphate glasses via coacervation route containing CdFe2O4 nanoparticles: Structural, optical ans magnetic characterization, Dalton. Transact., 47, (2018) 5771-5779

Data de Término:
11/04/2019 - 14:00