Seminário do INCT/NAP/GFCx com o Dr. Sérgio Bydlowski

Data do Evento:
10/05/2019 - 15:00 até 17:00

Seminário do INCT/NAP/GFCx

"OXISTERÓIS COMO AGENTES DE MORTE DE CÉLULAS TUMORAIS E DE DIFERENCIAÇÃO DE CÉLULAS-TRONCO MESENQUIMAIS."

Palestrante: Sérgio Paulo Bydlowski, M.D.,Ph.D.

Associate Professor of Hematology
Director, Laboratory of Genetics and Molecular Hematology Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo

6ª. FEIRA – 10/05/2019 - às 15h.
Local: Auditório Adma Jafet.

RESUMO DA PALESTRA:

Oxisteróis são produtos da oxidação do colesterol que possuem diversas ações biológicas, o que acarreta sua participação também em processos fisiopatológicos.

Nosso laboratório aborda o estudo dos oxisteróis em duas vertentes: a primeira, a da morte celular em células tumorais, e a segunda, como promotor de diferenciação em células-tronco mesenquimais.

Temos estudado a habilidade de vários oxisteróis em induzir morte celular em uma variedade de células tumorais, como melanoma, tumor de mama, tumor de origem pulmonar, principalmente a curto prazo. O tipo de morte celular (apoptose, autofagia, necrose) tem sido abordado. Os resultados mostram que oxisteróis tem efeitos citotóxicos diferentes, na dependência do tipo e concentração de oxisterol empregado e da linhagem celular estudada. Os achados sugerem uma utilidade farmacológica potencial dos oxisteróis citotóxicos na terapia do câncer.  Dentre eles, o mais estudado foi o 7-cetocolesterol (7-KC). Em modelo celular de leucemia mielóide crônica verificamos também que o 7-KC, nestas células, é capaz de atuar como um agente sensibilizante por diminuir a atuação de resistência a múltiplas drogas, indicando um potencial papel como adjuvante a outros agentes quimioterápicos.

Atualmente também estamos estudando a ação de oxisteróis em células-tronco mesenquimais (CTM), que são células multipotentes com propriedades de renovação e habilidade de se diferenciar em outros tipos celulares. Vimos que alguns oxisteróis tem a capacidade não somente de causar morte de CTM, mas também, em doses subtóxicas, de promover a diferenciação de CTM em osteoblastos e adipócitos, dependendo novamente do tipo de oxisterol estudado e da origem da CTM (medula óssea, tecido adiposo).

Data de Término:
10/05/2019 - 15:00