Seminário do LMCAL, com o Prof. Pablo Saldanha (UFMG)

Data do Evento:
02/04/2019 - 09:30 até 12:00

Seminário do Laboratório de Manipulação Coerente de Átomos e Luz (LMCAL)

Título: Estados comprimidos para a luz já foram produzidos em laboratório?

Prof. Dr. Pablo Lima Saldanha - ICEx-UFMG

Dia 02/04/2019, às 09:30.

Local: Ed. Basílio Jafet, sala 105

Resumo: Em um seminário informal, apresentarei alguns resultados de um trabalho em andamento com minha estudante de doutorado Tamíris Calixto. Nesse trabalho, reinterpretamos resultados experimentais com geração e detecção de estados comprimidos para a luz em um e dois modos ao considerarmos que o estado quântico da luz laser utilizada nos experimentos não é um estado coerente. Consideramos o estado do laser como uma mistura estatística de estados coerentes com fases aleatórias, que também pode ser escrito como uma mistura estatística de estados de Fock. A descrição dos resultados experimentais na base de Fock não usa o conceito de estado comprimido em nenhum momento do tratamento e evidencia que um estado comprimido não é produzido em nenhuma etapa do experimento. Isto nos leva ao questionamento provocativo do título do seminário, uma vez que há uma explicação alternativa para os resultados experimentais. Também discutirei como o uso de um interferômetro f:2f pode fazer com!
  que o estado de um campo laser passe a ser próximo de um estado coerente.

Data de Término:
02/04/2019 - 09:30