Webinar: Estrutura, Propriedades e Aplicações de Nanoestruturas do tipo “core@shell” Magnéticas, para aplicações industriais

Data do Evento:
26/06/2020 - 15:00

Palestrante: Bruna Patrocinio Lima

26/06, 6ª feira, 15h. Seminário via Zoom. Reunião 401-308-865. Link direto: zoom.us/j/401308865

Resumo

O objetivo deste seminário é apresentar parte dos estudos que compõe a minha tese de doutorado. Esta, que será desenvolvida no Grupo de Cristalografia do Instituto de Física da Universidade de São Paulo (IF-USP), tem como objetivo geral estudar a síntese, caracterização estrutural e propriedades físico-químicas e aplicações de Nanoestruturas do tipo “core@shell” Magnéticas. O uso destas nanopartículas como suporte magnético tem despertado grande interesse tecnológico na área de catálise heterogênea. Catalisadores, do tipo core@shell, compostos por revestimento do núcleo magnético por óxidos metálicos resistentes a ampla faixa de pH, temperatura e pressão (SiO2, TiO2, SnO2, por exemplo) podem suportar nanopartículas de metais nobres ou suas ligas metálicas. Por exemplo Pt, Pd e principalmente Rh, um dos metais mais raros e de valor elevado. O interesse dos catalisadores com núcleo magnético está no reaproveitamento do mesmo devido à facilidade de remoção por atração magnética do meio reacional ou reatores na Indústria Química, barateando o processo devido ao custo dos metais e ou óxidos metálicos que serão suportados pelas partículas core@shell bem como a eliminação de um processo de filtração para separação do catalisador. As nanopartículas magnéticas e os catalisadores serão caracterizadas quanto a sua morfologia e estrutura através das técnicas de absorção óptica linear (UV-Vis), espalhamento de Raios X a baixo ângulo (SAXS), microscopia eletrônica de transmissão (MET), difração de Raios X. As propriedades magnéticas serão investigadas pelas técnicas de magnetização, Field Cooling e Zero Field Cooling. A atividade catalítica dos catalisadores será testada em reator apropriado no POLI- Engenharia Química.

Seminário do INCT/NAP/GFCx – Online

Observações: Ao clicar no link seu computador (celular, tablet, ipad, etc) automaticamente instalará o programa. Se não entrar automaticamente clique em 'join a meeting' ou 'entrar em uma reunião' e digite a sequência de 9 dígitos: 401-308-865. Havendo dúvidas, contate o Prof. Cristiano Oliveira: crislpo@if.usp.br.

Data de Término:
26/06/2020 - 16:00