Diferentes abordagens para o Planejamento de Ensino e suas relações com a Formação de Professores de Ciências
Palestrante: Amadeu Moura Bego (Unesp)
Data e Local: 16/03, 3ª feira, 16h. Via YouTube.
Resumo
A prática pedagógica por ser uma prática educativa formal e institucionalizada necessita ser realizada de modo explicitamente planejado, uma vez que envolve a definição do trabalho educativo que se intenta realizar, bem como as estratégias para melhor executá-lo e avaliar seu desenvolvimento. Planejar a ação educativa, portanto, é um ato político e ético, uma vez que põe em questão crenças, ideias, valores e opções que alimentam a prática pedagógica, além de ser também um ato de dimensão técnica, já que exige a definição de meios mais adequados para a consecução de resultados almejados. Contudo, pesquisas nacionais e internacionais têm apontado que os professores, no geral, acabam assumindo a atividade de planejamento do ensino com uma atividade burocrática, acrítica e despolitizada. Nesse sentido, este seminário pretende discutir como movimentos de planejamento pedagógico crítico articulado à pesquisa, particularmente no recorte do ensino de ciências, podem se constituir em importantes processos formativos de professores que culminem no desenvolvimento de novos conhecimentos/saberes, na ressignificação da prática docente e no desencadeamento de inovações educacionais.
Sobre o evento
Seminário de Ensino promovido pelo Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências.