
Descrição e pré-requisitos
O Projeto Temático “Desenvolvimento de processos inovadores para recuperação de metais críticos” dispõe de uma oportunidade de pós-doutorado com bolsa da FAPESP nas áreas de hidrometalurgia e nanohidrometalurgia. Conduzido na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP), o projeto tem como objetivos a reciclagem de catalisadores gastos, o uso da nanohidrometalurgia para a separação magnética de metais críticos, a síntese e a caracterização de nanopartículas magnéticas.
O candidato deve ter doutorado (obtido há no máximo quatro anos), experiência com reciclagem de metais críticos de catalisadores industriais gastos e com síntese e caracterização de nanopartículas. Também deve apresentar familiaridade com as técnicas de ICP OES, FAAS, EDXRF, DRX, BET, MEV-EDS, TEM, SAXS, Potencial zeta, DLS. É desejável experiência de trabalho em centros de pesquisa no exterior.
Remuneração e benefícios
A oportunidade de pós-doutorado está aberta a brasileiros e estrangeiros. O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 7.373,10 mensais e Reserva Técnica equivalente a 10% do valor anual da bolsa para atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.
Inscrições e mais informações
Os interessados devem enviar currículo Lattes atualizado, certificado de conclusão do doutorado, carta de interesse incluindo afinidade com o assunto e informações de três contatos de referências para o e-mail usplarex@gmail.com. O assunto da mensagem deverá ser “VAGA PARA BOLSA DE PÓS-DOC FAPESP”.
Pós-doutorado em hidrometalurgia na Escola Politécnica da USP