PÓS DOUTORADO / Simulação Aplicada a Materiais

Tipo de Oportunidade: 
Bolsa
Instituição: 
IFUSP (Grupo Sampa)
Data Término Inscrição: 
15/07/2022

Descrição e requisitos:
O Centro de Pesquisa para Inovação em Gases de Efeito Estufa (RCGI) oferece uma Bolsa FAPESP de Pós-Doutorado. 
 
O RCGI é um Centro de Pesquisa em Engenharia (CPE) constituído por FAPESP e Shell na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP).
 
O bolsista realizará pesquisa no Grupo de Simulação Aplicada a Materiais: Propriedades Atomísticas (Sampa) do Instituto de Física da USP. Ele participará de projeto que utiliza cálculos de primeiros princípios para estudar materiais previamente estabelecidos como catalisadores com potencial para aumentar o rendimento de formação de etanol, ácido fórmico e ácido acético.
 
Deverá trabalhar alinhado aos principais objetivos do projeto: otimização das estruturas também considerando o modelo de solvente; estudo da adsorção de –COOH e –CO e outros intermediários, sistematicamente nos sítios de adsorção; realização de cálculos de adsorção considerando o potencial do cátodo; e realização de simulações de Climbing Image-Nudging Elastic Band para estimar o caminho reacional.
 
O candidato deve ser doutor em química, física, computação, engenharia de materiais ou áreas correlatas. A vaga requer habilidades com simulações de primeiros princípios e experiência em computação de alta performance. Experiência em catálise heterogênea, materiais metálicos e ligas e conhecimento em adsorção molecular em sólidos é desejável.

Remuneração e benefícios: 
A oportunidade de pós-doutorado está aberta a brasileiros e estrangeiros. O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 8.479,20 mensais e Reserva Técnica equivalente a 10% do valor anual da bolsa para atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.
 
Caso o bolsista de PD resida em domicílio fora da cidade na qual se localiza a instituição-sede da pesquisa e precise se mudar, poderá ter direito a um auxílio-instalação. Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/pd.

Inscrições e mais informações:

O prazo de inscrição termina em 15 de julho.

As inscrições devem ser feitas pelo site do RCGI, acessando o código da vaga (REF 22PDR167).
 
Mais informações sobre a vaga em: www.fapesp.br/oportunidades/5182.
 

Desenvolvido por IFUSP