
O que acontece com o núcleo atômico quando ele é extremamente aquecido ou comprimido? Quarks e gluons continuam confinados dentro dos prótons e nêutrons? Será que é possível nessas circunstâncias eles escaparem e ficarem livres (não-confinados)? Será que é possível aquecer ou comprimir o núcleo dessa forma extrema no laboratório? E se fizermos isso, o que aprendemos sobre o confinamento, essa propriedade tão estranha da interação forte?
O High Energy Physics and Instrumentation Center (HEPIC) do IFUSP está oferencendo oportunidades para o desenvolvimento de projetos de Iniciação Científica (IC) sobre esse tema de pesquisa com uma bolsa da FAPESP (já garantida no escopo de um Projeto Temático) ou com bolsas de demais programas (PIBIC ou PUB, a serem solicitadas).
Os projetos de IC consistirão no estudo do chamado Plasma de Quarks e Gluons, um estado ultra quente da matéria formado em colisões entre íons pesados e energias relativísticas. Os bolsistas realizarão estudos fenomenológicos buscando caracterizar esse Plasma e terão a oportunidade de interagir com os demais docentes e alunos do HEPIC que participam do experimento ALICE do Large Hadron Collider, com uma boa perspectiva de se engajar futuramente em projetos de pós-graduação envolvendo esse experimento.
Interessados devem enviar o histórico escolar e uma breve descrição de sua motivação para se envolver em um projeto de IC ao Prof. Marcelo Munhoz (munhoz@if.usp.br).