Treinamento Técnico | Luminescência Estimulada

Tipo de Oportunidade: 
Bolsa
Instituição: 
IFUSP
Data Término Inscrição: 
15/11/2024

--

Título do projeto: Luminescência Estimulada de Minerais Simuladores Marcianos e Lunares

Plano de pesquisa: instrumentação de um sistema de luminescência opticamente estimulada (OSL) de baixa temperatura.
 
Resumo: o objetivo principal do presente plano é a montagem e realização de testes de confiabilidade do leitor OSL a ser desenvolvido dentro do projeto “Luminescência Estimulada de Minerais Simuladores Marcianos e Lunares”. Especificamente:
 
    1. Auxiliar na montagem eletrônica do sistema OSL;
    2. Integrar o sistema OSL ao LUMI22 (equipamento já existente no laboratório) em acordo com padrões de segurança e proteção radiológica;
    3. Adaptar o sistema para medir em baixas temperaturas usando nitrogênio líquido;
    4. Criar uma interface de operação amigável ao usuário;
    5. Fazer um estudo sistemático utilizando amostras padrões do grupo e comparando os resultados com aqueles obtidos em um sistema comercial.
 
Qualificações: aluno já graduado em Engenharia ou Física com experiência ou mestrado, desde que o estudante tenha afinidade com instrumentação física e eletrônica.
 
Documentos: (i) Currículo Lattes; (ii) histórico da graduação; (iii) carta de apresentação.
 
-> Enviar os documentos para Neilo Trindade (neilotrindade@usp.br) indicando “TT4” no assunto do e-mail.
 
Mais detalhes sobre perfil e condições da Bolsa FAPESP de Treinamento Técnico nível quatro (TT-IV) em fapesp.br/3098 e fapesp.br/3162.
 

Desenvolvido por IFUSP