IC em Inovação em Ensino Acessível

Tipo de Oportunidade: 
Bolsa
Instituição: 
IGc USP
Data Início Inscrição: 
06/03/2025
Data Término Inscrição: 
20/03/2025

 

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A Comissão de Pesquisa do Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo (IGc/USP), torna público o presente Edital (anexo) visando à seleção de candidato(a) à vaga para 01 (um ou uma) aluno(a) de graduação, com direito à remuneração, para as atividades de iniciação científica no projeto “Inclusão Tátil na Paleobotânica: Inovação em Ensino Acessível”, coordenado pelo Prof. Dr. Douglas Galante, cujas atividades serão desenvolvidas no período entre março de 2025 e outubro de 2026.
 
INSCRIÇÃO
 
As inscrições deverão ser realizadas entre os dias 06 a 20 de março de 2025, mediante preenchimento de formulário específico disponível no link: https://forms.gle/khYUki3okx3grpScA
 
No ato da inscrição, é necessária a apresentação dos seguintes documentos:
a)    Histórico escolar (emitido pelo sistema Júpiter ou pelas Secretarias de Graduação);
b)    Currículo Lattes atualizado.
c)     Carta de apresentação, justificando o conhecimento mínimo para desenvolver as atividades descritas neste edital.
 

 
Plano de Trabalho do Aluno Bolsista de Iniciação Científica 
 
Título do Projeto: Inclusão Tátil na Paleobotânica: Inovação em Ensino Acessível
 
Objetivos:
1. Selecionar e preparar exemplares de fósseis vegetais para digitalização 3D.
2. Digitalizar os fósseis selecionados utilizando scanner 3D de alta precisão.
3. Realizar a modelagem 3D dos fósseis digitalizados, com ênfase no exagero de características anatômicas relevantes.
4. Imprimir os modelos 3D utilizando tecnologia de impressão de alta resolução.
5. Documentar detalhadamente todo o processo de criação das réplicas.
6. Acompanhar e auxiliar na produção do material em Braille associado às réplicas.
7. Contribuir para a avaliação e aprimoramento contínuo dos materiais produzidos.
 
Atividades Detalhadas:
 
Fase 1:
- Estudo aprofundado da literatura sobre paleobotânica e fósseis vegetais.
- Treinamento intensivo no uso do scanner 3D e softwares de modelagem 3D.
- Familiarização com as técnicas de impressão 3D e suas aplicações em
paleontologia.
- Início da seleção de exemplares de fósseis para o projeto.
 
Fase 2:
- Continuação da seleção de fósseis, com foco em exemplares com características
anatômicas distintas.
- Início do processo de digitalização usando o scanner 3D.
- Aprendizagem de técnicas de processamento e limpeza de dados 3D.
- Participação em reuniões de equipe para discussão de estratégias de modelagem.
 
Fase 3:
- Intensificação do processo de digitalização de fósseis.
- Início da modelagem 3D, com foco no exagero de características anatômicas.
- Experimentação com diferentes técnicas de realce digital de estruturas fósseis.
- Documentação detalhada do processo de digitalização e modelagem.
 
Fase 4:
- Continuação da modelagem 3D e refinamento dos modelos existentes.
- Testes iniciais de impressão 3D com diferentes materiais e configurações.
- Análise dos resultados preliminares e ajustes nos modelos 3D conforme necessário.
- Preparação de relatório parcial das atividades do primeiro ano.
 
Fase 5:
- Revisão e aprimoramento dos modelos 3D baseados no feedback da equipe.
- Intensificação dos testes de impressão 3D, focando na otimização da qualidade.
- Início da documentação fotográfica detalhada das réplicas produzidas.
- Participação em discussões sobre a produção do material em Braille.
 
Fase 6:
- Continuação da impressão 3D de réplicas finalizadas.
- Colaboração com a equipe responsável pela produção do material em Braille.
- Início da organização de um catálogo digital dos modelos produzidos.
- Participação em workshops ou seminários relacionados ao projeto.
 
Fase 7:
- Finalização da impressão 3D de todas as réplicas planejadas.
- Auxílio na integração das réplicas com o material em Braille.
- Realização de testes de usabilidade das réplicas com voluntários.
- Documentação dos feedbacks recebidos e sugestões de melhorias.
 
Fase 8:
- Revisão final e ajustes nos modelos 3D e réplicas impressas, se necessário.
- Finalização do catálogo digital e da documentação completa do projeto.
- Auxílio na preparação de materiais para divulgação científica do projeto.
- Elaboração do relatório final, incluindo análise crítica do processo e resultados.
 
Metodologia:
- Utilização de scanner 3D de alta precisão para digitalização dos fósseis.
- Uso de softwares especializados como ZBrush, Blender ou Maya para modelagem 3D e exagero de características anatômicas.
- Impressão 3D utilizando tecnologia de alta resolução, como impressoras SLA ou DLP.
- Documentação fotográfica e escrita detalhada de cada etapa do processo.
- Reuniões quinzenais com o orientador e equipe do projeto para discussão do progresso e ajustes necessários.
 
Resultados Esperados:
- Conjunto completo de réplicas 3D de fósseis vegetais com características anatômicas realçadas.
- Documentação abrangente do processo de criação das réplicas, incluindo desafios e soluções encontradas.
- Catálogo digital dos modelos 3D e réplicas físicas produzidas.
- Contribuição significativa para a produção do material em Braille associado às réplicas.
- Desenvolvimento de habilidades avançadas em digitalização 3D, modelagem e impressão 3D aplicadas à paleontologia.
- Potencial publicação ou apresentação dos resultados em eventos científicos.
 
Este plano de trabalho visa proporcionar ao aluno bolsista uma experiência abrangente e aprofundada no uso de tecnologias 3D para a criação de materiais educacionais acessíveis em paleobotânica, contribuindo significativamente para o projeto de inclusão tátil ao longo da duração da bolsa.
 

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