Ordem e Limpeza

Esses conceitos não são novos. Todavia ainda não foram assimilados em alguns locais de trabalho. Ha quem pense que a ordem e a limpeza, no ambiente de trabalho, são responsabilidade apenas da equipe de limpeza. Pensar assim não é sensato. A responsabilidade da ordem e da limpeza pertence a todos.

Cada empregado é responsável por manter limpo e ordenado seu ambiente de trabalho, de modo que cada equipamento ou ferramenta de trabalho esteja no seu devido lugar, não haja sujeiras e nem materiais espalhados no local.

A falta da ordem e limpeza cria, com frequência, problemas que afetam à produtividade e a eficácia das operações, contribuem para o relaxamento dos hábitos de higiene pessoal e aumenta a propensão à doenças profissionais e acidentes do trabalho.

Quando há boa ordem e limpeza no local de trabalho, existe um ambiente mais agradável e saudável que reforça a atitude positiva dos funcionários, aumentando a produção e diminuindo os riscos de acidentes. Devido a isso, a ordem e a limpeza são necessidades básicas que fazem parte integrante do nosso ambiente de trabalho.