Apresentamos a seguir os requisitos necessários para o aluno se graduar Bacharel em Física. Esses requisitos sofrem mudanças de tempos em tempos para que o curso de Bacharelado se mantenha atualizado em relação a novos desenvolvimentos técnico-científicos, propostas de ensino, e mudanças na legislação. Como regra geral, alunos ingressantes em um determinado ano devem seguir os requisitos vigentes naquele ano, independentemente de ocorrerem atualizações posteriores. Um quadro-resumo simplificado é mostrado abaixo e mantido atualizado neste link, contendo os requisitos vigentes neste ano e em anos anteriores recentes.
O aluno do Bacharelado ingressante em 2025 necessita cumprir 140 créditos-aula (15 horas/crédito) distribuídos entre disciplinas obrigatórias e optativas, conforme explicado mais adiante. A estes créditos-aula estão associados 6 créditos-trabalho (30 horas/crédito), os quais o aluno utiliza para desenvolver atividades fora da sala de aula. Além dos créditos-aula e dos créditos-trabalho, o bacharelando necessita cumprir ao menos 2 créditos-trabalho (60 horas) nas chamadas Atividades Acadêmicas Complementares (AAC), que são atividades não relacionadas a disciplinas, mas que contribuem significativamente para a formação científica, social e cultural do aluno. Por fim, os alunos devem cumprir ao menos 260 horas em Atividades Extensionistas. As AAC e as Atividades Extensionistas são discutidas mais à frente neste documento. A carga horária total do curso de Bacharelado é de 2600 horas. O prazo ideal para cumprimento desta carga é de 8 semestres para alunos ingressantes no período integral e de 10 semestres para alunos ingressantes no período noturno.
A disciplina QFL0606 é obrigatória para ingressantes até 2024. Para ingressantes a partir de 2025 e para todos os demais estudantes estarão à disposição uma disciplina optativa oferecida pelo Instituto de Química, com código a ser definido em breve, e a optativa 4300464 - Trabalho de Conclusão de Curso.