Uma parte significativa da carga horária total do curso de Bacharelado em Física é dedicada a Atividades Extensionistas (não confundir com atividades extracurriculares). O Bacharelando necessita exercer ao mínimo 260 horas em Atividades Extensionistas ao longo de seu curso. Essas atividades buscam aprimorar a qualidade da formação do Físico, proporcionando ao estudante o contato e a interação efetiva com a sociedade para além dos muros da universidade. Atividades Extensionistas foram estabelecidas na USP em conformidade com a Resolução CES/CNE no. 7, de 18 de dezembro de 2018 e Deliberação CEE 216/2023.
As Atividades Extensionistas podem ser contabilizadas de duas maneiras. A primeira é através de disciplinas regulares, oferecidas pelo IFUSP ou demais unidades da USP, que possuam parte de sua carga horária em atividades de extensão. A segunda, sob o nome de Atividades Extensionistas Curriculares (AEX), engloba diversas modalidades de participação dos estudantes em ações de natureza extensionista como projetos, cursos, eventos, prestação de serviços, dentre outras. Cabe lembrar que são consideradas Atividades de Extensão as intervenções que envolvam diretamente grupos sociais definidos e que estejam vinculadas à formação do estudante. A carga horária cumprida nessas atividades será cadastrada no histórico escolar do estudante por meio da sigla aglutinadora ACE (Atividades Curriculares Extensionistas).
O sistema Júpiter contém uma listagem de opções de Atividades Extensionistas ativas em todas as unidades e campi da USP. O oferecimento dessas atividades é bastante dinâmico, com frequentes atualizações no Júpiter.