Seminário do Grupo de Biofísica com o Prof. José Lopes (IFUSP)

Data do Evento:
21/10/2016 - 14:00 até 17:00

Resumo da palestra:

Dicroísmo circular (CD) é a propriedade observada em moléculas com centros quirais de absorver diferenciadamente a luz circularmente polarizada à direita e a luz circularmente polarizada à esquerda.  Peptídeos e proteínas são amplamente estudados pela técnica de CD, pois seus espectros fornecem informações capazes de identificara  estrutura secundária presente nestas moléculas. Com o uso da radiação  síncrotron como fonte de luz para as medições de CD, grandesvantagens  são advindas em respeito ao uso do CD convencional, tais como a  aquisição a possibilidade de acessar a região do UV de vácuo (> 190  nm) onde novas informações sobre estruturas secundarias e motivos em  proteínas são registradas, e ainda uma melhor relação sinal-ruído do  espectro, a rápida aquisição de medidas, entre outras. Neste seminário, exemplos de aplicações do CD e as vantagens do método de  SRCD serão apresentados.

Sobre o palestrante:

​Jose Luiz Lopes, é docente do Departamento de Física Aplicada (FAP) do IFUSP, com  Doutorado em Física Aplicada pelo Instituto de Física de São Carlos  (IFSC) da USP, Pós-Doutorado no Birkbeck College, University of London  (Londres, UK), na University of Hawaii at Manoa (Honolulu, USA) e no  IFSC-USP. Sua pesquisa está centrada no uso da radiação eletromagnética (técnicas espectroscópicas) para o estudo de proteínas que apresentam interesse biológico relevante. Realiza o estudo estrutural de proteínas/peptídeos intrinsecamente desordenados e suas interações com outras biomoléculas e modelos de membrana, utilizando as espectroscopias de dicroísmo circular (convencional e com radiação síncrotron).

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6264982300012380

SERVIÇO:

Instituto de Física da USP
Rua do Matão, 1371 – Travessa R
Entrada Franca – Sem necessidade de inscrição prévia - capacidade da sala: 50 pessoas

Para mais informações:

Telefone: (11) 3091-6931/6650 – e-mail: secfge@if.usp.br