Acesso de Mestrando à Colaboração Internacional

Programa do DFEP para ampliação do acesso de MESTRANDO à colaboração internacional - 2018

Objetivos do programa:

•Proporcionar ao aluno de mestrado do DFEP selecionado a oportunidade de realizar pesquisa científica em instituição do exterior, ampliando as perspectivas profissionais, acadêmicas e culturais.
Divulgar nossos projetos de pesquisa em instituições estrangeiras para a criação, consolidação e ampliação de convênios de intercâmbio acadêmico e científico.
Incentivar o empenho acadêmico do estudante em suas atividades de pós-graduação, tendo como perspectiva futura o início do doutorado já com colaboração internacional.

Atividades previstas:

Desenvolver atividades de pesquisa em instituição no exterior.
Após retorno do estágio, apresentar relatório e seminário sobre as atividades realizadas.

Requisito do estudante:
Ter integralizado 50% dos créditos no curso em que está matriculado.

Número de vagas:
01 por ano

Normas para a participação no programa:

No ato de inscrição, os candidatos deverão entregar na Secretaria do DFEP:
* •Memorial resumido (máximo de 3 folhas) contendo um relato das experiências acadêmicas, culturais e outras que julgar importantes, a motivação para a participação no programa de internacionalização e um resumo das atividades a serem desenvolvidas no exterior.
* Histórico escolar atualizado.
•* Carta do orientador de mestrado (no Brasil) com descrição explícita e sucinta dos benefícios do estágio para o mestrando, das condições de realização das atividades planejadas no estágio no exterior e da capacitação do estudante para desempenhar a contento o plano de pesquisa proposto.
•* Carta de aceitação do supervisor do estágio no exterior.
•* Comprovante de proficiência na língua do país em que irá estagiar

Período de inscrição dos alunos:
A inscrição para a participação do aluno no programa deverá ser realizada até 31 de agosto de 2018.

Processo de seleção:
A etapa inicial do processo de seleção dos alunos consistirá na avaliação do memorial, histórico escolar e carta do orientador por comissão designada pelo Chefe do DFEP. A relação dos alunos aprovados na primeira fase será divulgada no dia 06 de setembro de 2018 e, na ocasião, a comissão de seleção divulgará a data/horário de realização da segunda etapa, que consistirá em entrevista com os candidatos.

Benefícios para o aluno selecionado:
•* Passagem aérea.
•* Ajuda de custo para permanência no exterior por até 2 meses (US$ 1.100,00 mês)

Importante - O presente Programa será mantido desde que o DFEP disponha dos recursos institucionais do presente exercício de 2018. Esses recursos deverão ser utilizados exclusivamente no exercício de 2018.

SP, 14 de agosto de 2018

Prof.Dr. Antônio Martins Figueiredo Neto