Competição Internacional de Biologia Sintética

O iGEM - Internationally Genetic Engineered Machine - é uma competição internacional de Biologia Sintética. Na qual, diversos times, com pessoas de todas as áreas do conhecimento, vindos de diferentes universidades ao redor do mundo, desenvolvem um projeto ao longo do ano para ser apresentado no grande evento em outubro, o Giant Jamboree.

Mas o que é Biologia Sintética? A biologia sintética integra várias áreas do conhecimento, com o objetivo de trabalhar com a biologia usando conceitos de engenharia. Para isso, é preciso fazer previsões sobre partes pequenas de um sistema e juntá-las de forma previsível para fazer uma verdadeira máquina biológica. No iGEM nós planejamos e executamos um projeto de biologia sintética voltado a resolver problemas atuais usando biologia molecular e modelagem matemática. Ano passado, nosso projeto foi modificar uma bactéria que vive dentro de mosquitos para detectar a presença de  patógenos e então liberar uma toxina, matando esses agentes infecciosos!

O projeto abrange as práticas laboratoriais, mas o iGEM vai MUITO além disso! Também busca estabelecer um contato com a sociedade como um todo no Human Practices, o braço de extensão da competição, tanto para conectar as pessoas com a biologia sintética como para conectar o nosso projeto com o conhecimento e os problemas populares. É muito legal termos também uma visão de design, pois uma identidade visual para o projeto é super importante. Com isso, desenvolvemos uma “Wiki” ao decorrer do ano, um site onde contamos todas as etapas do nosso trabalho.

A USP tem tido times desde 2012 e este ano não é exceção. Neste momento o nosso time conta com pessoas do IB, ICB, IQ e IME, tanto da graduação como da pós, mas convidamos as pessoas de todos os institutos e de todas as áreas do conhecimento para conhecer e participar do time!
Achou interessante? Ficou com alguma dúvida ou curiosidade? Quer participar?! Mande uma mensagem para nós no nosso email: igemusp2018@gmail.com ou através da nossa página do Facebook: Equipe IGEM USP (https://www.facebook.com/equipeigemusp/). Ou apareça em uma de nossas reuniões, toda sexta-feira, às 18:30, na sala 104 do ICB IV!

Conheça o nosso projeto do ano passado através do link:

30/03/2018