Acesso Rápido: Docentes | Alunos | Funcionários | Visitantes

Divulgação do Boletim Acontece SIBI-USP

Boletim Acontece SIBI-USP

Interesse mundial e a produção científica do Brasil e da USP - um estudo SciVal

No início de cada ano, diversos grupos tentam prever quais serão as principais tendências em ciência e tecnologia. Em 2018 não foi diferente. 

Em Tecnologia, despontam temas como: aceleradores, 3D, robótica, cibersegurança e inteligência artificial, internet das coisas aplicada à indústria, realidade aumentada e realidade virtual, aprendizado profundo, transporte blockchain, moeda digital e ética [1]. Em Ciência, impressão 3D em Medicina (ChemComputer), e-Saúde (E-Health), biosimilars, etc [2]. Em Ciências da Vida, imunoterapias (CAR T-cell), realidade aumentada, Risk-Based Everything (RBX), etc. [3]. A própria Nature indicou temas de destaque: oceanos, saúde pública, rastreamento global dos investimentos, mudanças climáticas, solo e agricultura resiliente, manejo de água, big data e tecnologias aplicadas à conservação da natureza, energias limpas, design de cidades, para citar alguns…[4]. 

Diante de tantos temas, onde “depositar suas fichas”? Exemplos de perguntas incluem: Quais áreas de pesquisa são prioritárias na minha instituição ou grupo? Essas áreas devem receber mais financiamento? Quem devemos contratar? Em quais projetos devemos investir e quais projetos devem ser abandonados? Como está nosso Portfólio de Pesquisa? Fazer escolhas informadas requer conhecimento sobre as opções de pesquisa. Questões como consistência, transparência, relevância e demanda devem ser examinadas [5]. 

Quais tópicos realmente têm despertado o interesse mundial? Quais tópicos estão em alta?

Levantamento realizado na Plataforma SciVal (Elsevier) [6] entre os dias 29 de junho e 02 de julho de 2018, com dados da base Scopus atualizados até 08 de junho de 2018 [Dataset 1Data set 2] revela os principais tópicos que estão despertando o interesse de pesquisadores, instituições de pesquisa e órgãos de financiamento. São os Tópicos Proeminentes na Ciência (em inglês Topic Prominence in Science). 

Os Tópicos Proeminentes na Ciência
• Agrupam todos os registros da base Scopus desde 1996 em 97.000 tópicos relacionados com temas. 
• Cada tópico é classificado por um indicador chamado proeminência, que mostra o ímpeto do tópico
• A proeminência baseia-se em citações, visualizações e valores recentes do CiteScore, que determina o momentum do tópico
• A rotulagem de tópicos é feita usando uma combinação de Elsevier Fingerprint Technology (EFT) e frases idiossincráticas.

proeminência antecipa uma tendência de financiamento, o que significa que tópicos proeminentes têm mais chance de serem financiados. Em média, quanto maior o momentum, mais dinheiro por autor estará disponível para pesquisas sobre esse tópico [7]

Os Tópicos Proeminentes na Ciência ajudam a:
• Identificar focos e clusters de pesquisa bem financiados em seu portfólio de pesquisa
• Encontrar os melhores especialistas e as estrelas em ascensão nessas áreas 
• Mostrar que sua instituição está ativa em assuntos altamente dinâmicos
• Verificar quais são os tópicos que outras instituições pares e/ou concorrentes ativos estão desenvolvendo.

Ir além das áreas de pesquisa e alcançar a granularidade de 97.000 tópicos pode ajudar as instituições e pesquisadores a reconhecer seus campos ou domínios fortes pela produtividade (nº de documentos produzidos em um tópico) e, à frente da contagem recente de citações (Citation Count), contagem de visualizações (Views Count) e índice CiteScore [8] das revistas nas quais os artigos foram publicados, determinar tópicos específicos de interesse e demanda de pesquisa, visando planejar suas atividades e garantir financiamento, aumentando também seu impacto e reconhecimento científico. 

Proeminência é um novo indicador que mostra o momento atual de um Tópico. É calculado pesando três métricas para artigos agrupados em um Tópico: contagem de citações (Citation Count) no ano n para artigos publicados em n e n-1, contagem de visualizações (Views Count) no ano n para artigos publicados em n e n-1 e Média (Average) CiteScore para o ano n. (SciVal, 2018). 

Um tópico é uma coleção de documentos com um interesse intelectual em comum – um “problema de pesquisa”. Os tópicos podem ser grandes ou pequenos, novos ou antigos, em crescimento ou declínio. São dinâmicos e podem evoluir, muitos deles são inerentemente multidisciplinares. Tópicos antigos podem estar inativos, mas ainda existem e os pesquisadores têm mobilidade e podem contribuir para múltiplos tópicos. Estima-se que, a cada ano, de 30 a 50 tópicos novos são criados. 

O retrato desse momento da produção científica mundial revela-se em 95.764 tópicos proeminentes no Mundo, no período mais recente. A Figura 1 apresenta a visualização em Roda (Wheel) de todos os Tópicos Proeminentes no Mundo e as Áreas de Conhecimento por cores, como bolhas graduadas, destacando tópicos principais e tópicos relacionados para a entidade (Mundo). Quanto maior a bolha, maior é o número de documentos publicados. As bolhas mais próximas da borda da Roda (Wheel) representam tópicos mais focados em uma área de estudo, enquanto que as bolhas mais distantes da borda representam tópicos mais multidisciplinares. Cada área de conhecimento é representada por uma cor e seus gradientes. Nessa opção, selecione também a Faixa dos documentos publicados: em Revistas Top 1%, Top 5%, Top 10%, Top 25% ou Todos os Tópicos.

A matéria completa com todos os gráficos pode ser lida no link abaixo:

Link:  http://www.sibi.usp.br/?p=24517

 
Término: 
10/07/2018

Desenvolvido por IFUSP