Jornal da USP: brasileiros descobrem novo planeta

MATÉRIA DO JORNAL DA USP

Editoria - Ciências Exatas e da Terra - 11/09/2017

Brasileiros descobrem planeta que orbila estrela similar ao Sol

Planeta está localizado a cerca de 1.200 anos-luz de distância do Sol, na direção da constelação de Monoceros

Por Júlio Bernardes - Editorias: Ciências Exatas e da Terra

Uma equipe composta de  cientistas brasileiros anunciou a descoberta de um novo planeta. O estudo, que teve a participação de professores do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da USP revelou a existência de um planeta na direção da constelação de Monoceros, que orbita a estrela CoRoT ID 652345526, parecida com o Sol. O planeta está a 1.200 anos-luz de distância do Sol, o que equivale a cerca de 1,12 quatrilhões de quilômetros. A pesquisa é descrita em artigo publicado na revista britânica Monthly Notices of the Royal Astronomical Society.

O planeta possui o tamanho aproximado de Saturno, mas com metade de sua massa. Saturno possui 116,4 mil quilômetros de diâmetro e massa 95 vezes maior do que a da Terra. A estrela tem massa 8% maior, raio 21% menor e temperatura 200 graus Celsius mais quente que o Sol. A técnica utilizada para encontrar o planeta é chamada de “trânsito planetário”. “Quando o planeta transita pelo disco da estrela, ele o encobre, como se fosse um pequeno eclipse”, conta o professor Eduardo Janot Pacheco, do IAG, que participou do grupo de pesquisa. “Essa imagem, captada por um satélite, é analisada para identificar o planeta e calcular o seu tamanho.”

A matéria completa pode ser lida no link abaixo:

18/09/2017