Jornal da USP destaca o Prêmio Jovem Cientista

MATÉRIA DO JORNAL DA USP

Editoria - Universidade - 05/07/2018

Prêmio Jovem Cientista valoriza pesquisa de alunos da USP

Prêmio do CNPq busca revelar novos talentos na ciência; inscrições podem ser feitas até 31 de julho

Por Mariangela Castro - Editorias: Universidade

Débora Duarte Macéa passava a maior parte de seus dias na comunidade Vila Dalva, em São Paulo, dez anos atrás. Ela cursava Fisioterapia na USP e atuava em um projeto no qual os jovens da região recebiam capacitação de universitários para difundir em suas comunidades informações sobre prevenção e cuidados com a saúde. A ação, chamada de Jovem Doutor, era coordenada pela Liga de Telemedicina da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP).

Em uma dessas idas à comunidade, Débora recebeu um telefonema que iria mudar sua vida acadêmica: havia ganhado o Prêmio Jovem Cientista 2008, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico (CNPq). “Eu estava no ônibus quando recebi a ligação, comecei a chorar, não acreditava que ia conseguir.”

O projeto vencedor funcionava no âmbito da teleducação interativa. Os alunos iam à comunidade, identificavam os problemas e tentavam resolvê-los, e os moradores da região participavam das decisões de forma ativa.

“Esses módulos funcionavam como disciplinas para ensinarmos às crianças, utilizando recursos da telemedicina. Elas eram as responsáveis por difundir o conhecimento. No final, a mudança acontecia de baixo para cima.”

A matéria completa pode ser lida no link abaixo:

31/07/2018