Jornal da USP destaca pesquisa desenvolvida no IFUSP

MATÉRIA DO JORNAL DA USP

Simulação descreve nova maneira dos elementos

formarem moléculas

Simulações feitas em computador produzem moléculas sem que os átomos compartilhem elétrons

Simulações realizadas em computador apontam uma nova maneira dos átomos, unidades básicas dos elementos químicos, se unirem para formarem moléculas, conclui pesquisa com participação do Instituto de Física (IF) da USP. No processo habitual, os átomos compartilham elétrons para ganhar estabilidade e formar moléculas, o que é chamado de ligação covalente eletrônica. No estudo, a ligação foi conseguida com a adição de uma partícula de antimatéria chamada pósitron, semelhante ao elétron, mas com carga elétrica oposta. Por não envolver elétrons, o fenômeno foi denominado ligação covalente não eletrônica, ou positrônica.

A formação de ligações covalentes é um dos principais mecanismos de coesão dos átomos que constituem moléculas, biomoléculas (como DNA e proteínas) ou mesmo em alguns sólidos. “Os átomos são formados por núcleos com carga elétrica positiva, e elétrons com carga elétrica negativa e massa muito menor”, afirma o físico Márcio Teixeira do Nascimento Varella, professor do IF, que participou da pesquisa.

Físico Márcio Teixeira do Nascimento Varella: artigo descreve possibilidade teórica de novo tipo de ligação entre átomos – Foto: Jorge Maruta/USP Imagens

As moléculas mais simples são constituídas por apenas dois átomos, e se formam quando as forças elétricas entre os átomos modificam a concentração de elétrons (densidade eletrônica) em torno dos núcleos. “Esse processo torna a molécula mais estável que os dois átomos separados, ligando-os”, relata Varella. “As moléculas apresentam densidades eletrônicas altas na região entre os núcleos atômicos de forma que os átomos compartilham elétrons, caracterizando a formação de uma ligação covalente eletrônica.”

A matéria completa pode ser lida no link abaixo:

31/08/2018