Jornal da USP destaca projeto de extensão do IFUSP

MATÉRIA DO JORNAL DA USP

Professor da USP leva arte e ciência ao Parque da Água Branca

No sábado, dia 28, o projeto do Instituto de Física realiza o Brincando com a luz, em São Paulo, com atividades gratuitas

Por  - Editorias: Extensão

No próximo dia 28 de outubro, sábado, às 10h30, o professor Mikiya Muramatsu, do Instituto de Física (IF) da USP e coordenador do projeto Arte & Ciência no Parque, vai ministrar uma palestra e fará demonstrações no Parque da Água Branca, no Auditório Paulinho Nogueira, em frente à arena, na cidade de São Paulo.

O tema é Brincando com a luz: sombras coloridas, arco-íris e laser. Serão feitas demonstrações para ilustrar aplicações interessantes da luz, desde fenômenos de cores, como sombras coloridas e arco-íris, até aplicações da luz laser para mostrar micro-organismos em uma gota de água.

Para o professor Muramatsu, “as ações de divulgação científica realizadas em parques, praças ou feiras de ciências têm dois vértices que são muito importantes: o primeiro deles é o de garantir direitos, como o do acesso ao conhecimento e aos bens culturais produzidos pela humanidade e, nesse sentido, é fundamental que projetos de extensão universitária reflitam as pesquisas desenvolvidas e difundam temas atuais e de interesse da sociedade ajudando com isso a melhorar o nível cultural e reforçando a política de inclusão social, que é um dos grandes desafios do nosso país e, o outro aspecto, é que a divulgação científica deve feita de forma lúdica e atraente”.

A matéria completa pode ser lida no link abaixo:

28/10/2017