Acesso Rápido: Docentes | Alunos | Funcionários | Visitantes

Marie Skłodowska-Curie Individual Fellowships

Pesquisadores do Brasil, de toda a América Latina e do Caribe podem se candidatar ao Marie Skłodowska-Curie Individual Fellowships (IF), programa oferecido pela Comissão Europeia no escopo da estratégia Horizon 2020. Serão aceitas propostas de doutores ou cientistas com pelo menos quatro anos de experiência em pesquisa que queiram desenvolver um projeto próprio em uma organização europeia. 

Na Alemanha, mais de 400 instituições de ensino superior podem receber candidaturas. O país é um dos que mais atraem pesquisadores internacionais - são mais de 18 mil que visitam anualmente a Alemanha com apoio de fundos alemães e da União Europeia. 

Dentre os critérios do programa IF, os candidatos devem enviar uma carta de uma instituição de pesquisa parceira europeia se comprometendo a receber o pesquisador e a apoiar o desenvolvimento do projeto proposto. O programa permite o tempo máximo de dois anos na instituição europeia, com retorno compulsório ao país de origem após a conclusão do projeto por pelo menos 12 meses.

O IF foi criado para apoiar mobilidade internacional de pesquisadores dentro e fora da Europa, e tem também com o objetivo  atrair cientistas estrangeiros talentosos para a União Europeia. O financiamento do programa cobre dois anos de salário, adicional de mobilidade, os custos da pesquisa e as despesas gerais da instituição que recebe o bolsista.

Instituições de pesquisa no Brasil também podem se candidatar para receber cientistas da União Europeia ou de países parceiros.  As propostas serão aceitas até 12 de setembro.

Mais informações estão disponíveis no site: https://ec.europa.eu/

Fonte da notícia: 

DWIH-SP

 

 

 

 


Término: 
12/09/2018

Desenvolvido por IFUSP