Oportunidade: pós-doutorado em Mecânica Estatística

Pós-Doutorado em Mecânica Estatística

com Bolsa da FAPESP

07 de abril de 2017

Agência FAPESP – O Instituto de Física de São Carlos da Universidade de São Paulo (USP) oferece uma oportunidade de Pós-Doutorado m Mecânica Estatística com Bolsa da FAPESP. O prazo de inscrição encerra em 16 de abril.

A bolsa está ligada ao Projeto Temático "Cadeias Quânticas de Spins", que tem Francisco Castilo Alcaraz como pesquisador principal.

Os interessados devem ter experiência em pelo menos um dos tópicos – ou relacionada a eles: Aplicações de Teoria de Campos Conformes à Mecânica Estatística ou Matéria Condensada; Sistemas desordenados em Mecânica Estatística e Matéria Condensada; Métodos numéricos para cálculos espectrais em cadeias quânticas (Lanczos, DMRG, t-DMRG, MERA etc.); Ansatz de Bethe e modelos exatamente integráveis; Modelos estocásticos de não equilíbrio; e Informação quântica em cadeias quânticas.

Os candidatos devem enviar currículo vitae, breve resumo de atividades pretendidas e de interesses de pesquisa, bem como duas cartas de recomendação, para Francisco Castilo Alcaraz no endereço alcaraz@ifsc.usp.br ou para José Abel Hoyos Neto, pesquisador principal do projeto, no endereço hoyos@ifsc.usp.br.

Mais informações podem ser obtidas com os professores Francisco Alcaraz ou José Hoyos em seus endereços eletrônicos.

A oportunidade está publicada em http://www.fapesp.br/oportunidades/1405/.

O selecionado receberá bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 6.819,30 mensais e Reserva Técnica. A Reserva Técnica da bolsa de PD equivale a 15% do valor anual da bolsa e tem o objetivo de atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Caso o bolsista resida em domicílio diferente e precise se mudar para a cidade onde se localiza a instituição-sede da pesquisa, poderá ter direito a um Auxílio-Instalação.

Mais informações sobre a bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em fapesp.br/bolsas/pd.

Outras vagas de bolsas de Pós-Doutorado, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades.

Fonte da notícia: Agência FAPESP

16/04/2017